Você já reparou que no dia de ano novo a humanidade vibra diferente? Apesar de ser levemente cética com essa coisa de energia e tal, me impressiona como a gente se entrega a essa sensação de renovação. O Brasil se veste de branco e o povo se abraça desejando um bom recomeço! Em um lapso de 24 horas, 7 bilhões de pessoas no mundo vão virar sua meia-noite acreditando em dias melhores, e isso só pode ser muito poderoso.
O réveillon é como um reset nos problemas que nos atormentaram por 365 dias, arrancamos essa folha, amassamos e jogamos fora. Que coisa maravilhosa começar a escrever uma história nova em uma página limpinha!
Então vamos conversar sobre 5 coisas que você precisa deixar no ano passado para cumprir essa sua meta requentada de viver melhor:
1) Paranoias que amamos manter
Seu ex não está pensando em você. Aquela pessoa com quem você discutiu lá em 2023 nem lembra que você existe. As pessoas do seu emprego anterior já têm outra rotina e você não é lembrado. Sua ex amiga não passa o dia te observando. Você não é o foco eterno das fofocas, ninguém está tão preocupado assim com você. Se liberte dessas paranoias e pare de gastar energia competindo com fantasmas.
2) Pessoas que não te amam
Por que quando uma pessoa deixa claro que não te ama, ela vira questão de honra e não uma memória qualquer? A gente não tem que se obrigar a lutar pelo amor de quem não quer ficar, isso vale para relacionamento, família, amigos. Consideração é coisa que não se implora. Se a pessoa não te ama e não quer estar perto, deixe ela ir embora e viva em paz. Não seja você a sua âncora emocional.
3) A crença de que você não merece mais
A modéstia é a face bonita da hipocrisia. De onde tiramos essa ideia de que a gente tem que ser um pouco menos arrumada, um pouco menos bonita, um pouco menos bem-sucedida para não despertar inveja nos outros? Pois os outros que vendam seu picolé, só você sabe o quanto lutou para ser o que é, aceite suas conquistas, construa uma mansão dentro dos seus sonhos realizados e more nela! Ser ambiciosa não é um defeito, te ensinaram isso para você não ser uma concorrente forte. Deseje mais, não pise em ninguém pelo caminho e de resto, lute com a faca nos dentes pelo que você deseja.
4) Empurrar com a barriga a solução dos problemas
“Não deixo esse relacionamento que me adoece porque tenho depressão” é uma explicação que ao mesmo tempo deixa clara sua queixa e a sua vontade de não solucionar nada. Nós duas sabemos que é essa relação ruim que te faz um mal tão grande que te põe na lona, e você só está acostumada à dor. A gente se agarra aos problemas como boias num oceano de desconhecido, isso é um atraso de vida que custa sua saúde mental e física. Não desperdice seu tempo nesse mundo criando desculpas para não solucionar os problemas nos quais você se apoia.
5) Gastar todo seu dinheiro para suprir a ansiedade
Você não precisa de tanta brusinha, nem tanta quinquilharia que não vai usar só porque é gostosinho ver a encomenda chegando. Você pode comer um ovo mexido hoje e não pedir delivery só porque está cansada. Você não precisa ir ao shopping quando estiver num dia ruim e sair de lá com 4 sacolas que vão te dar uma alegria curta – normalmente até cair a fatura do cartão. Pegue esse dinheiro e coloque em uma conta poupança, e esqueça dele lá. Quando tiver um valor legal, invista e deixe rendendo. Quando você tiver essa segurança, vá fazer orçamento de viagem, carro novo, apartamento, pós no exterior. Ter grana te faz sonhar mais alto!
E por fim, lembre da verdade mais absoluta e mais esquecida nas nossas rotinas: nós não estamos vivendo, estamos morrendo. Cada dia que você vive é menos um dia. Tem certeza que você quer colocar esse dia fora? Tem certeza que você não tem tempo pra um café com a sua amiga? Tem certeza que você não quer descansar para aproveitar o dia seguinte com as crianças? Tem certeza que você não quer largar o celular e assistir seu filme favorito dos anos 1990? Você tá mesmo sem tempo para ir ver seus pais? Para mandar uma mensagem para quem ama? Vale a pena ter uma vida tão corrida que você passa ela correndo e não vivendo?
Que tal a gente subir nesse trem de 2025 carregando apenas a bagagem de mão?
Tá na hora aproveitarmos a viagem, só um pouquinho, para variar. Olhar pela janela, criar figuras com as nuvens, ver o sol se pondo preguiçoso, ouvir a playlist favorita, jogar conversa fora no caminho, deixar o vento bagunçar os cabelos.
Ninguém sabe a hora que vai desembarcar.
Feliz ano novo!
-
Festas de fim de ano? Não sou obrigada a cuidar de tudo enquanto você se diverte
-
Não sou obrigada a acreditar que o amor não é para mim