Queimas controladas são suspensas por 90 dias no Paraná para prevenir incêndios

CNN Brasil


O Instituto Água e Terra (IAT) publicou no Diário Oficial do Estado do Paraná, nesta segunda-feira (9), uma medida que suspendeu por 90 dias a queima controlada no campo, com o objetivo de amenizar a ocorrência de incêndios florestais na região.

De acordo com o instituto, a publicação, que também inclui a suspensão do método usado para a separação da cana-de-açúcar, prevê que as usinas de produção de açúcar e álcool são responsáveis por divulgar a proibição aos fornecedores de matéria-prima.

O governo afirma que o estado atingiu, nesta semana, o período de maior vulnerabilidade para queimadas ambientais, dada uma combinação de áreas onde não chove há um tempo considerável e a baixa umidade relativa do ar com as altas temperaturas atípicas para o período de inverno.

Para Ivonete Coelho, gerente de Licenciamento do IAT, a decisão de suspender a queima controlada foi tomada em razão de um momento climático “muito crítico”. “Um foco de fogo, nas condições atuais, pode se transformar em incêndio de grandes proporções”, afirmou a gerente.

Umidade do ar

Na última segunda-feira (6), inúmeras regiões do estado registraram umidade relativa do ar menor do que o parâmetro estabelecido como ideal para a saúde dos seres humanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme a organização, a umidade ideal deve variar entre 50 e 60%. No entanto, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que as cidades de Londrina, Loanda, Altônia e Curitiba registraram porcentagem menores. Veja:

  • Londrina: 18,1%
  • Loanda: 19%
  • Altônia: 20%
  • Curitiba: 27%

Na última quarta-feira (4), o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou situação de emergência em razão da estiagem que atinge diversos municípios do Paraná desde o mês passado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 10 mil focos de incêndio foram registrados no estado de janeiro a agosto deste ano. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) também segue finalizando uma resolução técnica para mitigar os efeitos da seca no Paraná.

*Sob supervisão de Bruno Laforé



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Aluno mata três colegas em escola na Bahia

Mais um caso de violência dentro de uma escola. Um aluno matou três colegas no…

CNPJ terá letras e números a partir de 2026; entenda a mudança

A dificuldade do “mil ao contrário” ao falarmos um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica),…

Expansão dos Brics não pode afetar eficiência do grupo, diz Putin

Em entrevista nesta sexta-feira (18), Vladimir Putin afirmou que a expansão dos Brics não pode…