Um bando de queixadas, conhecidos como porcos-do-mato, tem assustado moradores de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), as queimadas nas matas estão levando os animais a buscar refúgio em áreas urbanas.
O vídeo acima foi registrado pelo filho de Fátima Duarte, moradora da rua Bichara Salamene, na região central de Aquidauana.
“Em frente à minha casa tem uma área de mato, por conta da linha férrea, e há um bando de porcos. Eles não saem daqui. Ficam atravessando, indo de um lado para o outro, e nós estamos reféns”, relata a professora universitária.
Segundo Fátima, os animais estão na região há pelo menos duas semanas.
-
Terra fresquinha! Toca de tatu vira merecido descanso para queixadas
-
Família de queixadas atravessa rio num fôlego só
-
Família de cachorros selvagens faz aparição rara em corredor ecológico
A reportagem entrou em contato com a PMA-MS, que confirmou a ocorrência de vários casos semelhantes no município devido às queimadas. Até agora, dois queixadas já foram recolhidos.
A PMA orienta que os animais só atacam quando se sentem ameaçados. As principais recomendações são evitar se aproximar, não alimentá-los e acionar as autoridades locais. Em Aquidauana, o contato da PMA é pelo WhatsApp: (67) 3904-2070.