O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou oficialmente o economista Gabriel Galípolo como o indicado para suceder Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central do Brasil.
A indicação foi comunicada nesta quarta-feira (28) pelo atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), durante uma reunião no Palácio do Planalto.
Para assumir o cargo no Banco Central, Galípolo precisa ser aprovado pelo Senado Federal, que realizará uma sabatina com o indicado. Se aprovado, ele assumirá um mandato de quatro anos a partir de 1º de janeiro de 2025.
Conheça o indicado por Lula
Gabriel Muricca Galípolo, de 42 anos, é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
De 2006 a 2012, ele atuou como professor na graduação da PUC-SP, lecionando disciplinas como Economia Brasileira Contemporânea, Macroeconomia, Economia para Relações Internacionais, Introdução à Ciência Política, História do Pensamento Econômico, Economia Política, entre outras.
Ex-secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, Galípolo trabalhou na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que fundou.
Em 2023, Galípolo era o número dois do Ministério da Fazenda, atuando como secretário-executivo do ministério. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Política Monetária no Banco Central.