A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o rapper Oruam em uma operação na manhã desta quarta-feira (26). O artista é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil, juntamente com Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
De acordo com a sua autobiografia “O Direito Penal do Inimigo: Verdades e Posições” publicada em novembro de 2017, Marcinho VP nasceu no bairro Vigário Geral, na zona norte do Rio de Janeiro, em fevereiro de 1970. Ainda bebê, se mudou para São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Segundo a obra, ele começou a praticar delitos aos 13 anos, com o intuito de adquirir dinheiro para comprar roupas de marca. Posteriormente, Marcinho migrou para o tráfico de drogas, ascendeu na hierarquia e logo se tornou o líder do tráfico no Complexo do Alemão.
Marcinho VP foi preso em agosto de 1996. Ele foi condenado a 36 anos de prisão por matar e esquartejar dois traficantes rivais em 1996.
O traficante é casado com Márcia Nepomuceno, pai de seis filhos e avô de dois netos. Um dos filhos de Marcinho VP é o rapper Oruam, nascido em 2001.
O cantor foi uma das atrações do Lollapalooza 2024. Durante o show, pediu a liberdade do pai. O líder do Comando Vermelho também foi condenado por outros crimes, incluindo homicídio qualificado e formação de quadrilha.
Operação contra Oruam no Rio de Janeiro
Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumprem dois mandados de busca e apreensão em endereços do rapper Oruam nesta quarta-feira (26).
Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam, é investigado por um disparo de arma de fogo em um condomínio residencial em Igaratá, no interior de São Paulo.
Na casa de Oruam, foi preso um foragido da Justiça pelo crime de organização criminosa. O rapper também foi preso em flagrante por crime de favorecimento pessoal e prestará esclarecimentos à polícia.
Ele foi indiciado pela Polícia Civil por disparo de arma de fogo, “após ter colocado em risco a integridade física de diversas pessoas“. O objetivo da ação é localizar e apreender a arma utilizada pelo rapper.
A polícia também cumpre mandados em endereços da mãe de Oruam e esposa de Marcinho VP, Márcia Nepomuceno. Na casa de Oruam, foi encontrado um foragido da Justiça pelo crime de organização criminosa.
A CNN entrou em contato com a defesa de Oruam para um posicionamento e aguarda um retorno.
*Sob supervisão