“Queremos ver ações“, diz Hezbollah sobre guerra no Líbano após vitória de Trump

CNN Brasil


O Hezbollah pede esforço para interromper a guerra no Líbano, mas não deposita suas esperanças de um cessar-fogo em um governo específico dos Estados Unidos, disse o parlamentar do Hezbollah Ibrahim al-Moussawi nesta quinta-feira (7), quando perguntado sobre a vitória eleitoral de Donald Trump.

“Pode ser uma mudança no partido que está no poder, mas quando se trata de Israel, eles têm mais ou menos a mesma política. Queremos ver ações, queremos ver decisões tomadas”, disse Moussawi à Reuters.

Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, trocam ataques há mais de um ano, paralelamente à guerra em Gaza, mas os combates aumentaram desde o final de setembro, após as tropas israelenses intensificarem os bombardeios no sul e no leste do Líbano e fazerem incursões terrestres em vilarejos na fronteira.

Israel afirma que tem como alvo a infraestrutura e os ativos militares do Hezbollah, evitando atingir civis. As autoridades do Hezbollah e do Líbano apontam para o aumento do número de mortos, com mais de 3.000, e para a destruição generalizada no país como prova de que Israel alveja civis.

Os esforços diplomáticos dos EUA para interromper os combates entre Israel e o Hezbollah, que incluíam uma proposta de cessar-fogo de 60 dias, fracassaram na semana passada, antes da eleição dos EUA na última terça-feira (5), na qual Trump reconquistou a Casa Branca.

Moussawi reconheceu o alto custo dos ataques israelenses que destruíram milhares de prédios, mas disse que a capacidade militar do grupo continua forte.

“Esse sentimento de que (Israel) não pode ser punido ou levado à Justiça internacional é resultado do apoio dos EUA, que o torna imune à responsabilização”, disse.

Quem é Ismail Haniyeh, líder político do Hamas morto no Irã



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PF prende grupo do PCC que usa Airtags para rastrear cocaína oculta em casco de navio

A Polícia Federal desbaratou nesta quinta-feira, 7, uma quadrilha de traficantes de cocaína, com integrantes…

Gato é resgatado com flecha atravessada no corpo em Alta Floresta

Um vídeo que circula nas redes sociais causou indignação dos internautas ao mostrar um gato…

Partido Democrata fervilha em raiva contra Biden por não ter desistido antes

O senador de Delaware Chris Coons, que foi um dos coordenadores das campanhas de Joe…