Rádio Centro América entrevista candidatos às prefeituras de Aragarças, Rondonópolis, Sorriso e Cáceres


Rádio Centro América FM realizou nessa quarta-feira (11), a 3ª rodada de entrevistas com candidatos às prefeituras das cidades de Aragarças (GO), Rondonópolis, Sorriso e Cáceres, a 220 km de Cuiabá.

Os entrevistados da vez foram: Mara Nei (Agir), Thiago Silva (MDB), Alei Fernandes (União) e Francis da Cometa (PL).

Da esquerda para a direita: Thiago Silva, Alei Fernandes, Francis da Cometa e Mara Nei. (Foto: Reprodução)

A rodada de entrevistas tem o objetivo de apresentar aos cidadãos as propostas dos candidatos à frente da prefeitura das cidades, abordando temas nas áreas da Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura.

Candidata à Prefeitura de Aragarças

Mara Nei (Agir). (Foto: Reprodução)
Mara Nei (Agir). (Foto: Reprodução)

Advogada, empresária e produtora rural, Mara Nei Elias é candidata pelo partido Agir. Nasceu em Aragarças (GO), tem 55 anos, é casada e já foi primeira-dama do município por duas vezes.

Mara também já foi secretária municipal em gestões anteriores, quando o marido era prefeito, e este ano concorre à prefeitura.

Entrevistada pelo repórter Lucas Iglesias, a primeira pergunta feita à candidata é se ela se considera preparada para assumir o comando do executivo.

Em resposta, Mara confirma que está preparada para o cargo, levando em consideração seu currículo em cargos públicos. Ela destaca que adquiriu ao longo do tempo experiência para exercer a prefeitura, além de conhecer Aragarças.

Outro questionamento feito à candidata é sobre sua proposta de expansão territorial do município. O jornalista pediu para que Mara explicasse o projeto e como ele será executado caso seja eleita.

“Sabemos que Aragarças está comprimida entre o Rio Araguaia e a área do exército, mas precisamos crescer e para isso nós estamos com o “Aragarças Sem Fronteiras”, onde nós estamos pleiteando junto ao exército que não há mais necessidade do tamanho desse território que foi há tempos doado. Iremos chegar até o anel viário tanto pela GO-194 quanto pela base – temos uma rua na base velha, que é o primeiro setor de Aragarças, onde dá acesso ao Anel Viário – nós precisamos expandir e chegar lá com área para habitação e para a indústria (…) para povoar aquela região”, disse.

Ouça abaixo a entrevista completa com a candidata na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Rondonópolis

Thiago Silva (MDB). (Foto: Reprodução)
Thiago Silva (MDB). (Foto: Reprodução)

Formado em economia, Thiago Silva, candidato pelo partido MDB, tem 42 anos de idade, é casado e pai de dois filhos. Já foi professor universitário, vereador por duas legislaturas e deputado estadual, também por duas vezes e este ano concorre à prefeitura de Rondonópolis, cidade onde nasceu.

Entrevistado pelo jornalista Alex Bettinardi, a primeira pergunta feita foi referente ao projeto do candidato de implantar o conceito de “Cidade Inteligente” no município. O jornalista perguntou o que mudaria na prática.

Em resposta, Thiago explica o projeto busca modernizar a gestão pública e o trânsito do município.

“O objetivo com o “Cidade Inteligente” é modernizar o serviço público da cidade, principalmente na área do trânsito, fazer com que o trânsito flua (…) com um sistema semafórico sincronizado, essa é uma das ações. Investir em tecnologia, primeiramente em planejamento e investir na eficiência da gestão para otimizar o serviço”, disse.

Outro questionamento, é sobre o projeto do candidato na área da saúde, que prevê a criação do aplicativo “Mais Saúde”, que deve mudar a forma de agendar e acessar serviços.

O candidato responde que a população tem reclamado que a saúde do município é ineficaz e que destaca que existem mais de 30 mil pessoas aguardando para fazer consultas e exames, além da demora para conseguir um médico especialista quando necessário.

Ele explica que o objetivo da gestão é reestruturar (ampliar e modernizar) a UPA do município que foi entregue em 2013, e fazer duas novas UPAs: na região do Parque Universitário e outra na região do Jardim Atlântico e para descentralizar o atendimento. Ele cita ainda que o aplicativo facilitará e otimizará o agendamento para consultas e exames.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Sorriso

Alei Fernandes (União). (Foto: Reprodução)
Alei Fernandes (União). (Foto: Reprodução)

O empresário do ramo de irrigação agrícola, Alei Fernandes, candidato pelo partido União, tem 53 anos de idade, é casado e pai. Nascido em Rio do Campo (SC), já foi vereador de Sorriso por um mandato e também presidente da Câmara e secretário municipal. Este ano concorre à prefeitura de Sorriso.

Entrevistado pela jornalista Tâmara Figueiredo, a primeira pergunta feita é sobre as promessas de campanha de Alei na área da saúde: ele diz que se eleito irá implantar um hospital e laboratório municipais, além de ampliar serviços de maternidade, criar novos PSFs e universalizar a realização de exames.

A jornalista questiona se o candidato tem uma estimativa do orçamento que será usado para os projetos.

Em resposta, Alei diz que por lei a saúde tem uma determinação de receita e gastos em torno de 25%. O candidato explica os planos para a implantação dos projetos e as prioridades para início.

A segunda pergunta é “em quanto tempo o candidato acredita que vai implantar uma escola técnica agrícola e um Parque Tecnológico, adotando a parceria público-privada”, projetos divulgados em sua campanha.

O candidato responde que o parque é um desafio mas que já tem um projeto de lei aprovado para a implantação da escola técnica e que já está alocado no orçamento de 2025 recurso para início de ambos projetos.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Cáceres

Francis da Cometa (PL). (Foto: Reprodução)
Francis da Cometa (PL). (Foto: Reprodução)

O produtor rural e empresário, Francis da Cometa, candidato pelo partido PL, tem 68 anos de idade, é casado e pai de três filhas. Nasceu em Lucélia (SP), já foi prefeito de Cáceres por dois mandato e é suplente de deputado estadual, ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa por duas vezes em 2023 e 2024.

Este ano ele concorre pela terceira vez para o comando do executivo municipal.

Entrevistado pela jornalista Fernanda Camilo, a primeira pergunta feita é sobre as promessas de campanha na área da saúde, em que ele pretende construir novas unidades básicas de saúde, as UBSs, em bairros carentes. O questionamento é de quais seriam as fontes de recursos e quais locais seriam contemplados.

Em resposta, Francis diz que fez muito pela saúde nas gestões passadas e que pretende construir as UBS nos bairros mais distantes, e cita como exemplo o Jardim Aeroporto.

Ele diz que os recursos serão adquiridos por meio de convênios com o Ministério da Saúde e que as emendas impositivas dos deputados do partido ao qual ele representa resultam em R$ 500 milhões e que eles podem ajudar.

Outro questionamento é que Cáceres ainda não tem sistema de transporte coletivo e Francis propõe criar um “Transporte Público Inteligente”. A jornalista pergunta sobre o projeto e, se eleito, qual o cronograma para a implantação.

O candidato responde que já houve empresas que operavam transporte público na cidade mas que por deficiência de número de pessoas e renda, eles pararam de operar porque estaria dando prejuízo. Francis diz que eles irão propor uma projeto de lei para a Câmara da prefeitura subsidiar as passagens.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Quem são os candidatos das cidades?

Concorrem à prefeitura de Aragarças, município de Goiás, os seguintes candidatos:

  • Delegado Ricardo Galvão (União)
  • Mara Nei (Agir)
  • Plínio Leão (PP) – não compareceu à entrevista.

Em Cáceres, os candidatos à prefeitura são:

  • Doutor Sérgio (PP)
  • Eliene Liberato (PSB)
  • Francis da Cometa (PL)

Já em Rondonópolis, a 218 km da Capital, os candidatos são:

  • Cláudio Ferreira (PL)
  • Paulo José (PSB)
  • Thiago Silva (MDB)

Em Sorriso, a 420 de Cuiabá, concorrem os seguintes candidatos:

  • Alei Fernandes (União)
  • Damiani (MDB)
  • Milton Ribas (PP)

Eleições municipais 2024

As eleições municipais em primeiro turno ocorrem dia 6 de outubro. Um possível segundo turno deve ser realizado no dia 27 do mesmo mês.

  1. Rádio Centro América entrevista candidatos às prefeituras de Aragarças, Rondonópolis, Sorriso e Cáceres





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin diz que Rússia está pronta para continuar lutando na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que suas forças estão preparadas…

Gêmeas mortas no RS: polícia investiga se mãe das meninas testou veneno em gatos

Três meses antes das mortes de duas gêmeas de 6 anos no Rio Grande do…

Faça o teste! Você sabe o que é mito ou verdade sobre as estrias?

Vermelhas, brancas, finas ou grossas. Além das questões estéticas, as estrias podem afetar o emocional,…