Tá liberada! A consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2024 está disponível nesta quarta-feira (24). Ao todo, são 6.091.572 restituições, incluindo as restituições residuais de exercícios anteriores, no valor total de R$ 8,5 bilhões.
Dentro deste valor, R$ 529.549.606,98 são destinados a contribuintes com prioridade legal, que incluem:
- Idosos acima de 80 anos: 14.756 restituições.
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 95.040 restituições.
- Contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave: 9.672 restituições.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério: 34.014 restituições.
Além disso, 5.711.130 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem usado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. O lote ainda inclui 172.719 restituições para contribuintes não prioritários e 54.241 restituições para aqueles afetados pelo estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Como consultar a restituição
Para verificar se sua restituição está disponível, basta acessar o site da Receita Federal e navegar até a seção “Meu Imposto de Renda”, seguida de “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações detalhadas, permitindo consultas simplificadas ou completas sobre a situação da declaração por meio do extrato de processamento, disponível no e-CAC.
Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte tem a opção de corrigir as informações através da retificação da declaração.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e verificar a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da Receita, acesse aqui.
Os pagamentos
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser feito diretamente ou por meio de chave PIX. Caso o crédito não seja efetuado (por exemplo, se a conta foi desativada), os valores poderão ser resgatados no Banco do Brasil por até um ano.
Os contribuintes podem reagendar o crédito dos valores de forma simples pelo Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.