O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) localizou, neste fim de semana, um homem procurado por roubo, em Salvador. Após ser identificado, ele foi alcançado por uma equipe da Polícia Militar local.
Entre janeiro e setembro de 2024, a tecnologia já localizou 689 foragidos da Justiça, ultrapassando o total de 680 capturados em todo o ano de 2023.
Desde a implantação, em 2019, o reconhecimento facial ajudou a capturar 1.942 foragidos da Justiça.
Atualmente, 80 cidades baianas são monitoradas pelo sistema, incluindo Salvador e importantes municípios da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, além de localidades do interior, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.
O sistema também é utilizado em grandes eventos, de maneira itinerante, com o apoio das Plataformas Elevadas de Observação (POE), que reforçam o alcance das câmeras em áreas de grande movimentação.
Perfil das capturas
Segundo dados da SSP-BA, cerca de 25% dos foragidos presos eram procurados por crimes de roubo, 21% por homicídios, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro.
O sistema também foi fundamental na prisão de indivíduos envolvidos em crimes como violência doméstica, associação criminosa, porte ilegal de armas e até mesmo por inadimplência de pensão alimentícia.