Um memorial nacional para a Rainha Elizabeth II será erguido em um parque central de Londres, anunciou o governo britânico no sábado (7), em um local que, segundo ele, possui importância histórica e uma conexão pessoal próxima com a monarca.
Elizabeth II faleceu em seu castelo na Escócia no dia 8 de setembro de 2022, após mais de sete décadas no trono. Ela foi a monarca mais velha e que mais tempo reinou no país, e sua morte provocou dias de luto e tributos emocionantes de todo o país e do mundo.
O governo informou que o Memorial Rainha Elizabeth II será criado em um local no parque St. James, ao lado do famoso boulevard The Mall e em terreno que desce até o lago do parque.
A localização, selecionada por um comitê do memorial, foi escolhida devido à sua proximidade com o Palácio de Buckingham, a sede da Commonwealth, o organismo internacional que ela desempenhou um papel importante na criação, e com as estátuas de seus pais, o Rei George VI e a Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe.
“O legado duradouro de serviço e devoção da Rainha Elizabeth II ao nosso país nunca será esquecido,” disse o Primeiro-Ministro Keir Starmer em um comunicado.
O governo afirmou que o memorial tem a intenção não apenas de ser um monumento condizente com a escala da contribuição da rainha para a vida nacional, mas também um espaço para contemplação e comunidade.
“O The Mall e o parque St. James, no coração cerimonial de nossa capital, oferecem uma localização intimamente associada a muitos eventos da vida da falecida Rainha,” disse Robin Janvrin, ex-secretário particular da monarca falecida e presidente do comitê do memorial.
“É um local adequado para o memorial nacional em sua homenagem para lembrar e celebrar sua extraordinária contribuição para nossas vidas ao longo de seu longo reinado.”
O governo afirmou que arquitetos, artistas e designers serão convidados a enviar propostas para o projeto do local do memorial ainda este ano.