relembre os maiores desastres aéreos recentes

acidente de aviao coreia do sul


A explosão de um avião da Jeju Air no Aeroporto Internacional de Muan, Coreia do Sul, deixou 179 mortos na noite deste sábado (28), horário de Brasília, e se tornou o desastre aéreo mais mortal dos últimos seis anos, de acordo com o banco de dados da Aviation Safety Network.

O acidente foi o mais grave registrado na Coreia do Sul desde1997, quando um acidente com a Korean Air Lines matou mais de 200 pessoas em Guam. (Foto: Kim Hong-Ji/Reuters)

O acidente ocorreu quando o Boeing 737-800 saiu da pista após o pouso, colidiu com uma barreira de concreto e explodiu. A tragédia supera os números registrados desde outubro de 2018. 

Relembre os Principais Desastres Aéreos

Lion Air, Indonésia (2018): um Boeing 737 Max caiu no mar de Java minutos após decolar, matando todas as 189 pessoas a bordo.

Ethiopian Airlines, Etiópia (2019): outra tragédia envolvendo um Boeing 737 Max matou 157 pessoas após a queda perto de Bishoftu.

Ukraine International Airlines, Irã (2020): um Boeing 737 caiu logo após a decolagem de Teerã, causando a morte de 176 pessoas.

China Eastern Airlines, China (2022): a queda de um Boeing 737-800 no sul da China tirou a vida de 132 pessoas.

Voepass Linhas Aéreas, Brasil (2024): um ATR-72 caiu em Vinhedo (SP), resultando em 62 mortos, sendo o maior acidente aéreo no Brasil desde 2007.

Azerbaijan Airlines, Cazaquistão (2024): uma aeronave caiu perto de Aktau, matando 38 pessoas.

Jeju Air, Coreia do Sul (2024): a tragédia mais recente envolveu um Boeing 737-800 que colidiu com um muro no aeroporto de Muan, deixando apenas dois sobreviventes entre os 181 ocupantes.

Tragédia na Coreia do Sul: o que se sabe até agora?

O acidente aconteceu às 9h03 do horário local (21h03 de sábado, no horário de Brasília). Imagens de câmeras de segurança mostram o avião deslizando pela pista antes de colidir com um muro.

Veja momento da explosão:

Segundo as investigações preliminares, uma falha no trem de pouso causada por um possível choque com pássaros é a principal hipótese. A torre de controle havia alertado os pilotos sobre a presença de aves momentos antes do pouso.

A tragédia foi a mais grave em solo sul-coreano desde 1997, quando um acidente com a Korean Air Lines matou mais de 200 pessoas em Guam.

  1. Vídeo mostra explosão de avião após acidente na Coreia do Sul: apenas 2 sobreviveram

  2. Três pessoas são resgatas após avião cair em área alagada do Pantanal

  3. Caminhoneiro morre atropelado pelo próprio caminhão em MT



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Aeroporto de Brasília é apontado como terminal mais pontual do Brasil e o segundo do mundo

O Aeroporto de Brasília conquistou a segunda colocação mundial no ranking de pontualidade das operações…

prêmio acumula para R$ 8,5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2811 da Mega-Sena. Com isso, o prêmio principal…

Zelensky diz que Rússia e Coreia do Norte sofreram baixas pesadas em Kursk

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (4) que as forças de Rússia…