Resposta à mpox tem menos de 10% do financiamento necessário, diz centro africano


A África garantiu menos de 10% da estimativa de 245 milhões de dólares necessários para combater um surto crescente de mpox no continente, disse uma autoridade de alto escalão do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC) nesta quarta-feira (28).

O continente está sob pressão para conter um surto da infecção potencialmente mortal que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ser uma emergência de saúde global em meados de agosto, após uma nova cepa começar a se proliferar da República Democrática do Congo a países vizinhos.

O CDC da África elaborou um orçamento para determinar a quantidade de dinheiro disponível para a resposta à mpox e os recursos que precisa mobilizar.

“Chegamos à primeira estimativa de 245 milhões de dólares”, disse o chefe de gabinete do CDC da África, Ngashi Ngongo, em uma reunião da OMS na capital da República do Congo, Brazzaville.

O governo da República Democrática do Congo se comprometeu a destinar 10 milhões de dólares para apoiar a luta contra o surto, e a União Africana aprovou 10,4 milhões de dólares, disse Ngongo.

Portanto, cerca de 20 milhões de dólares estão atualmente disponíveis para a resposta, disse, acrescentando que esses números serão atualizados.

“A lacuna neste momento é de cerca de 224 milhões de dólares, que estamos procurando”, disse.

Jean Kaseya, diretor geral do CDC da África, disse durante a reunião que a organização estava caminhando para garantir quase 1 milhão de doses de vacina contra a mpox.

Isso inclui 215.000 doses da fabricante de vacinas Bavarian Nordic, 100.000 doses da França, quase 100.000 doses da Alemanha e cerca de 500.000 doses da Espanha.

Ainda não há previsão de quando as vacinas poderão chegar à República Democrática do Congo, país mais afetado pelo vírus.

A mpox, uma infecção viral que causa lesões cheias de pus e sintomas semelhantes aos da gripe, geralmente é leve, mas pode matar.

Suíça lança concurso para retirar munições antigas de lagos



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Rei Charles convida Trump para visita ao Reino Unido em setembro

O presidente Donald Trump disse a repórteres nesta quinta-feira (17) que foi convidado pelo rei…

Corpo Bombeiros procura motorista após queda de caminhão em rio

Um caminhão carregado com toras de madeira tombou ao atravessar uma ponte de madeira sobre…

Mulheres são presas suspeitas de aplicar golpe de R$ 30 mil em idosa

Duas mulheres, de 29 e 30 anos, que não tiveram a identidade divulgada, foram presas…