Em Salto (SP), o rio Tietê registro uma vazão de 1000 metros cúbicos por segundo (m³/s) na madrugada desta segunda-feira (3), por conta das fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo. O volume é 5 vezes maior do considerado normal para o rio (200m³/s), de acordo com a medição da prefeitura.
Ao longo do dia, a vazão perdeu força, ainda acima da normalidade. Às 12h00, o rio registrou a vazão de 869 m³/s.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, próxima ao córrego Buru, teve a operação paralisada por inundação na casa de máquinas. A prefeitura e a Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atuam na limpeza da estrutura que tem previsão de retomada da operação nesta terça-feira (4).
Durante as chuvas, ruas ficaram alagadas por horas na cidade. Não há registro de enchentes em casas e pessoas afetadas pela água, de acordo com a prefeitura. Veja o vídeo:
No último sábado (1º), o complexo turístico às margens foi interditado pelo aumento da vazão. No domingo (3), o local foi aberto sob monitoramento da Defesa Civil do município e recebeu mais de 3.500 visitantes.
Alagamento na Marginal Tietê
As fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo entre a noite da última sexta-feira (31) e a madrugada deste sábado (1°) provocaram grandes alagamentos na Marginal Tietê, principal via expressa da capital paulista, e deixaram inúmeros veículos parados na rodovia.
Interditada dos dois sentidos, a via foi liberada por volta das 13h a pista expressa e a pista marginal ficou com o tráfego livre.