Roma se prepara para o Jubileu de 2025 com expectativa de milhões de visitantes

CNN Brasil


Os monumentos que são o DNA de Roma dividem espaço com os canteiros de obras. As sirenes e buzinas do trânsito romano misturam-se aos sons das britadeiras e das reformas que estão por toda parte da cidade.

A capital italiana corre contra o tempo para receber milhares de fieis e turistas esperados durante o ano de 2025. Mais de 600 projetos e 4,8 bilhões de euros de investimentos. Isso porque o ano Jubileu será celebrado no Vaticano, uma tradição milenar da Igreja Católica, que ocorre a cada 25 anos.

Na véspera de natal, 24 de dezembro, o Papa Francisco abre a Porta Santa na Basílica de São Pedro, marcando o início do Ano Santo. O período é caracterizado pela indulgência plenária – o perdão total dos pecados -, reconciliação e renovação espiritual, instituído pelo Papa Bonifácio VIII no ano 1300.

Além do significado religioso, Roma espera mais de 32 milhões de visitantes ao longo dos próximos 12 meses. A emblemática Fontana di Trevi ficou mais de três meses em reforma e foi reaberta neste domingo. Outros monumentos, prédios históricos e avenidas também passaram por grandes restaurações para o evento.

Fontana de Trevi • Comune di Roma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turistas Brasileiros

Cerca de 250 mil peregrinos brasileiros planejam visitar a capital italiana durante o Jubileu. O Consulado-Geral do Brasil em Roma preparou uma cartilha com orientações, como:

  • Verificação da validade do passaporte;
  • Obtenção do Certificado de Direito à Assistência Médica na Itália;
  • Contratação de seguro-viagem;
  • Cuidados com documentos pessoais.

Mais informações disponíveis no site do consulado.

2025: Jubileu histórico e diverso na Cidade Eterna

O último Jubileu ocorreu em 2000, sob o pontificado do Papa João Paulo II. Para a edição de 2025, a programação se estenderá até 6 de janeiro de 2026. Entre os destaques estão um encontro internacional e ecumênico pela paz, com representantes de diversas religiões, e um Jubileu dedicado à comunidade LGBTQIA+, previsto para setembro.

A celebração ultrapassa a religião e combina pontos turísticos e gastronômicos à experiência dos visitantes, reforçando Roma como um destino de fé, cultura e lazer.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin é “desumano”, diz Zelensky após ataques da Rússia à rede elétrica no Natal

A Rússia lançou um ataque “desumano” à infraestrutura energética da Ucrânia no dia de Natal,…

Morre terceira pessoa que comeu bolo com suspeita de envenenamento no RS

Subiu para três o número de pessoas que morreram após consumirem um bolo em Torres,…

Síndrome de fim de ano? Saiba como lidar com a ansiedade nas festas

Já ouviu falar na síndrome de fim de ano? O período é tradicionalmente associado a…