Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, superou nessa quinta-feira (26) seu antigo recorde de calor anual e alcançou a temperatura de 42,5°C. Para os próximos dias, conforme a agência Climatempo, a previsão é de uma queda leve nos termômetros seguidos de dias mais quentes, o que pode significar novos recordes de calor.
A climatologista Josélia Pegorim explicou o efeito pré-frontal que aconteceu na cidade e que elevou as temperaturas para esse novo recorde de calor.
“Esse efeito pré-frontal ocorre numa região poucas horas antes da chegada de uma frente fria. O ar mais frio pressiona o ar quente que já está na região e isso acaba então elevando ainda mais a temperatura”.
Com essa frente fria, os moradores podem sentir uma pequena mudança na temperatura, mas que não deve durar muito, já que a primavera deve ser de muito sol e calor na cidade.
“Esse alívio do calor é momentâneo, porque essa frente fria vai embora rápido, e já a partir deste domingo (29), as temperaturas voltam a passar dos 40°C”, conta a climatologista.
A previsão é de que, a continuidade dessa onda de calor no Brasil se estenda até o fim da primeira semana de outubro, fazendo com que, exclusivamente, Rondonópolis enfrente temperaturas ainda muito altas.
-
Vereador perde mandato após ameaçar servidor em Rondonópolis
-
Cuiabá e Rondonópolis recebem oficinas de esporte para pessoas com deficiência
-
Doação de mudas para motoristas promove futuro verde em Rondonópolis