Rose Modesto e Adriane Lopes estão em empate técnico em Campo Grande


O cenário está indefinido na véspera do 2º turno das eleições em Campo Grande. Pesquisa Quaest/TV Morena divulgada neste sábado (26) aponta que Rose Modesto (União Brasil) e Adriane Lopes (PP) estão tecnicamente empatadas, dentro da margem de erro, na corrida pela prefeitura da capital sul-mato-grossense.

Rose Modesto (União Brasil) e Adriane Lopes (PP) durante debate da TV Morena do 2º turno das Eleições 2024 (Foto: Maxsandro Martins e José Aparecido)

No cenário de votos válidos, que é a forma como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulga o resultado oficial das eleições – levando em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade, estima-se que:

  • Rose Modesto (União Brasil) tenha aproximadamente 51% – com a margem de erro, tem entre 48% e 54%;
  • Adriane Lopes (PP) tenha hoje aproximadamente 49% dos votos válidos – com a margem de erro, tem entre 46% e 52%.
Votos válidos - Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
Votos válidos – Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
  1. Adriane e Rose estão tecnicamente empatadas no 2º turno em Campo Grande

  2. Debate TV Morena no 2º turno: acompanhe em tempo real

Cenário estimulado

No cenário de intenção de voto estimulado, quando o entrevistado é informado sobre nome e partido das duas candidatas na disputa, Rose Modesto (União Brasil) aparecia com 39% na pesquisa do dia 16 de outubro. Agora, a candidata tem 43% das intenções de voto. Com a margem de erro de 3 pontos, estima-se que tenha entre 40% e 46%.

Adriane Lopes (PP) aparecia com 42% e agora segue com 42%. Com a margem de erro de 3 pontos, estima-se que tenha entre 39% e 45%.

Segundo a Quaest, Rose Modesto e Adriane Lopes estão tecnicamente empatadas dentro da margem de erro.

No cenário estimulado, indecisos eram 6% na pesquisa anterior. Agora são 3%.

O percentual que votaria em branco ou nulo ou não pretende ir votar era de 13% e, agora, é de 12%.

Cenário estimulado - Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
Cenário estimulado – Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)

Cenário espontâneo

No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, na pesquisa Quaest do dia 16 de outubro, 30% dos eleitores de Campo Grande estavam indecisos. A um dia da eleição, indecisos são 21%. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, estima-se que o percentual de indecisos seja entre 18% e 24%.

Adriane Lopes (PP) tinha 35% de menções espontâneas na pesquisa anterior. Agora, tem 37%. Considerando a margem de erro, tem entre 34% e 40%.

Rose Modesto (União Brasil) aparecia com 30%. Agora, tem 37%. Considerando a margem de erro, tem entre 34% e 40%.

Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) estão numericamente empatadas em intenções de voto espontâneas, de acordo com a Quaest.

Na pesquisa do dia 16 de outubro, 5% dos eleitores diziam espontaneamente que votariam em branco ou nulo ou que não pretendiam votar. Agora, seguem 5%.

Cenário espontâneo - Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
Cenário espontâneo – Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)

Decisão de voto

Questionados se a escolha do voto para prefeita é definitiva ou ainda pode mudar, 83% responderam que é definitiva e 16% que pode mudar. Não souberam ou não responderam: 1%.

Entre os eleitores de Rose Modesto, 84% disseram que a escolha é definitiva pela candidata e 15% podem mudar.

Já entre os eleitores de Adriane Lopes, 86% disseram que a escolha é definitiva pela candidata e 14% podem mudar.

Decisão de voto - Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
Decisão de voto – Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)

Debate

Os pesquisadores da Quaest perguntaram, também, qual a avaliação dos eleitores que acompanharam o debate da TV Morena, na sexta-feira (25), em relação à postura das candidatas.

Para 26% dos eleitores entrevistados, Rose Modesto se saiu melhor no debate, enquanto que Adriane Lopes foi citada por 21% dos pesquisados. 8% acharam que nenhuma teve um bom desempenho e 45% não souberam ou não responderam.

Debate - Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)
Debate – Pesquisa Quaest/TV Morena de intenção de voto para prefeitura de Campo Grande – 2º turno – 26/10/2024 – véspera (Foto: Reprodução/Quaest)

Dados da pesquisa

A Quaest, contratada pela TV Morena, realizou 1.000 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MS-03943/2024.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin assina lei que perdoa dívidas de recrutas na guerra contra a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei neste sábado (23) que perdoa as dívidas…

Homem mata esposa na Ladeira Porto Geral, no Centro de SP

Um homem matou a própria esposa na Ladeira Porto Geral, próximo à Rua 25 de…

3 vítimas de acidente na Estrada da Guia permanecem internadas em Cuiabá

Três vítimas que ficaram feridas em acidente na Estrada da Guia, nesta sexta-feira (22), em…