Rotas do agro em MT serão leiloadas pelo governo federal


Trechos das principais rodovias de escoação agrícola de Mato Grosso, conhecidas como “rotas do agro”, foram incluídos na lista do governo federal, para serem leiloados, em 2025, à iniciativa privada. Essas rodovias passam por cidades estratégicas, como Rondonópolis, Cuiabá e Sapezal.

Ao todo, serão leiloados 8.449 km de rodovias em todo o país, divididos em 15 leilões no decorrer do ano, com o investimento de R$ 161 bilhões, segundo divulgou o Ministério dos Transportes.

Em um dos projetos, o trecho que será leiloado, na BR-060 e BR364, está inserido nos estados de Mato Grosso e Goiás, contemplando a cidade de Rondonópolis que tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso.

A extensão leiloada é de 490 km, que deve gerar mais de 62 mil empregos diretos e indiretos, segundo o projeto. O leilão está previsto para julho de 2025. 

A cidade mato-grossense, se localiza no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, vias que transportam a produção agrícola e industrial para os grandes centros metropolitanos e portos do Brasil. Nos últimos anos diversas indústrias se instalaram no município.

Rota do Agro BR 060 E 364
Projeto da rota doa agro entre a BR-060 e BR-364, entre os estados de Mato Grosso e Goiás. Foto: reprodução Ministério dos Transportes

Já o segundo trecho de Mato Grosso incluído na lista, é a Rota do Agro Central (BR-070/174/364), que é o corredor para exportação de grãos pelo Arco Norte. As rodovias conectam as áreas de produção e os portos exportadores. 

Conforme divulgado pelo ministério, no trecho da Rota do Agro Central serão leiloados 887 km que deve gerar mais de 84 mil empregos diretos e indiretos. O leilão está previsto para dezembro deste ano.

Rota do agro Cuiaba Sapezal
Projeto do Rota do Agro Central que passa pelo município de Cuiabá a Sapezal. Foto: reprodução Ministério dos Transportes.

Para o ministro Renan Filho, o cenário produtivo que haverá neste ano de 2025 com os investimentos do ministério na infraestrutura do país.

“Hoje o Ministério dos Transportes é uma máquina que tem capacidade de receber projeto de um lado e entregar leilão de outro, com mais agilidade. Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse Renan Filho. 

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