Uma expedição liderada pela ONG Eco Local Brasil já retirou mais de 13 toneladas de lixo das praias, algumas de difícil acesso e pouco habitadas, localizadas entre o litoral norte de Santa Catarina e do Paraná.
Dados levantados pela equipe da Expedição Oceano Protegido Brasil indicam que mais de 50% das garrafas plásticas retiradas desses locais possuem rótulos de outros países, como Japão, Malásia e Turquia.
Desde o mês de agosto, quando começou a iniciativa, já foram catalogados 50 rótulos internacionais, de acordo com a ONG. As informações evidenciam a escala global do lixo nos oceanos e destacam a necessidade de ações conjuntas e internacionais.
Já foram recolhidas cerca de 9 toneladas de resíduos em Santa Catarina e 4 toneladas no Paraná, até o momento.
Destino do lixo
Com relação aos lixos encontrados, eles serão eliminados do meio ambiente e transformados em produtos sustentáveis, como brinquedos, mobiliário urbano e acessórios para surf.
Segundo Filipe Oliveira, coordenador da Eco Local, os objetos recolhidos demonstram um descaso ambiental.
“Cada item coletado nas praias conta uma história de descaso ambiental que atravessa fronteiras, e queremos mostrar como podemos transformar esse problema em uma solução sustentável”, comenta.
*Sob supervisão