Rússia e Ucrânia se acusam de violar o cessar-fogo de um dia na Páscoa

CNN Brasil


A Rússia e a Ucrânia culparam uma à outra neste domingo (20) por violar o cessar-fogo de um dia durante a Páscoa declarado pelo presidente Vladimir Putin. Ambos os lados acusaram o outro de realizar centenas de ataques.

Putin, que enviou milhares de tropas russas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, ordenou que as forças russas “interrompessem todas as atividades militares” ao longo da linha de frente da guerra, que já dura três anos, até a meia-noite do horário de Moscou no domingo (20).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia estava fingindo respeitar o cessar-fogo da Páscoa, mas na verdade continuou com centenas de ataques de artilharia na noite de sábado (19), com mais ataques no domingo (20).

A Rússia lançou 46 ataques da meia-noite até as 16h, no horário local, inclusive com armas pesadas, escreveu Zelensky na plataforma de mídia social X.

“Ou Putin não tem controle total sobre seu exército ou a situação prova que, na Rússia, eles não têm intenção de fazer um movimento genuíno para acabar com a guerra e só estão interessados em uma cobertura de relações públicas favorável”, publicou Zelensky.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia havia quebrado o cessar-fogo mais de 1.000 vezes, causando danos à infraestrutura e provocando algumas mortes de civis.

O ministério disse que as forças ucranianas dispararam contra posições russas 444 vezes, enquanto contabilizou mais de 900 ataques de drones ucranianos, incluindo ataques à Crimeia e às áreas de fronteira russa das regiões de Bryansk, Kursk e Belgorod.

“Como resultado, há mortes e ferimentos entre a população civil, bem como danos a instalações civis”, disse o ministério.

Militares ucranianos disseram no início do domingo (20) que a atividade na linha de frente havia diminuído. Alguns blogueiros militares russos também disseram que a atividade na linha de frente havia diminuído substancialmente.

A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos do campo de batalha de ambos os lados.

O aparente fracasso em respeitar até mesmo um cessar-fogo de Páscoa mostra como será difícil para o presidente dos EUA, Donald Trump, alcançar seu objetivo de fechar um acordo duradouro para acabar com o que ele chama de “banho de sangue” da guerra na Ucrânia.

Os EUA abandonarão os esforços para intermediar um acordo de paz, a menos que haja sinais claros de progresso em breve, disseram Trump e seu secretário de Estado, Marco Rubio, na última sexta-feira (18).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Leoa mata menina de 14 anos perto do Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia

Uma menina de 14 anos foi morta por uma leoa nos arredores da capital do…

Vacinação contra gripe em Cuiabá atinge só 7% do público-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação tem apresentado uma baixa adesão em Cuiabá. De acordo com…

Novo alerta de chuvas para celular em SP toca mais de 150 vezes em 4 meses

O novo sistema de aviso de chuvas da Defesa Civil do Estado de São Paulo,…