O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (19) por um comentário do republicano sobre uma das causas da guerra na Ucrânia.
Trump afirmou que o apoio dos EUA à Ucrânia na tentativa de se juntar à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi uma das principais causas da guerra no país.
O presidente americano também comentou que não via nenhuma maneira de a Rússia permitir que a Ucrânia se juntasse à Otan e culpou o ex-presidente democrata Joe Biden por supostamente mudar a posição dos EUA sobre a adesão da Ucrânia à aliança.
“Ele é o primeiro e, até agora, na minha opinião, o único líder ocidental que disse publicamente e em voz alta que uma das causas básicas da situação ucraniana foi a linha impudente da administração anterior de atrair a Ucrânia para a Otan”, comunicou Lavrov aos legisladores.
“Nenhum líder ocidental jamais disse isso, mas ele falou várias vezes. Isso já é um sinal de que ele entende nossa posição, como a do presidente [Vladimir] Putin”, disse Lavrov.
Em meio a conversas com os Estados Unidos em Riad, capital da Arábia Saudita, na terça-feira (18), a Rússia exigiu que a Otan cancelasse sua promessa de 2008 de um dia dar à Ucrânia a condição de membro da aliança liderada pelos EUA.
O país também rejeitou a ideia de que as forças membros da organização poderiam ser mantenedoras da paz sob algum tipo de acordo de cessar-fogo.