Rússia rejeita plano de cessar-fogo citado por Zelensky


O Kremlin rejeitou nesta quarta-feira (28) as falas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre um plano que ele tem para acabar com a guerra e disse que a Rússia continuaria o que chama de sua “operação militar especial” na Ucrânia.

Zelensky disse na terça-feira (27) que apresentaria seu plano – detalhes completos que ele não divulgou publicamente – ao presidente dos EUA Joe Biden e seus dois potenciais sucessores.

Zelensky, em entrevista coletiva, disse que a incursão de Kiev na região russa de Kursk, que já dura três semanas, fazia parte de seu plano, mas que também incluía outras medidas nas frentes econômica e diplomática.

A ideia, disse Zelensky – que está a pressionar Washington para permitir que as suas forças utilizem armas de longo alcance fornecidas pelos EUA para atacar nas profundezas da Rússia – era forçar Moscou a pôr fim à guerra.

“Esta não é a primeira vez que ouvimos tais declarações de representantes do regime de Kiev. Estamos cientes da natureza deste regime de Kiev”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres quando questionado sobre o plano de Zelenskiy.

“Continuamos a nossa operação militar especial e alcançaremos todos os nossos objetivos”.

A Rússia está atualmente empenhada em repelir a incursão ucraniana que começou em 6 de agosto e avança com a sua própria ofensiva na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Peskov também disse que a Rússia apoiava a visão da Índia sobre a necessidade de um acordo pacífico, mas disse que era “mais do que óbvio” que não havia base para negociações neste momento.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse na terça-feira que disse ao presidente russo, Vladimir Putin, por telefone, que havia retornado uma resolução pacífica e rápida para o conflito na Ucrânia, dias depois de Modi ter conversado com Zelensky em Kiev.

Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com seca severa, botos são encontrados mortos no Amazonas

Em apenas uma semana, um boto foi encontrado morto por dia na região do Lago…

Alívio? Vídeo mostra chuva em bairro de Campo Grande

Em meio ao calor intenso e à fumaça das queimadas que assolam Campo Grande, moradores…

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…