O primeiro plantio comercial de soja no Brasil está completando 100 anos. A história desse grão tão importante para Mato Grosso do Sul será contada em um programa especial do +Agro neste sábado, 28 de setembro. Veja mais detalhes no Primeira Página.
O repórter do +Agro em Campo Grande, Endrio Francescon, acompanhado dos repórteres cinematográficos Chico Gomes e Fábio Rodrigues, viajaram para Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O pastor norte-americano Albert Lehenbauer, em 1923, levou as primeiras sementes de soja para o município gaúcho.
“Este ano a soja comemora 100 anos, então o ‘+Agro’ decidiu seguir os ‘caminhos da soja’. Fomos até o município gaúcho, onde os primeiros grãos foram semeados. Poder contar a história da soja, de onde veio, quem a trouxe, como foi cultivada e como conquistou o Brasil, tornando-se a principal commodity, é muito especial para nós. Afinal, estamos falando da mola propulsora do Brasil, do alimento do mundo”.
Endrio Francescon, repórter do Mais Agro MS
-
Muito além do preço, entenda diferenças entre óleo de soja, girassol, canola e milho
-
Jornalistas da RMC conquistam Prêmio Aprosoja de Jornalismo 2024
O repórter tem consigo um carinho especial pela região Sul. Natural de Santa Catarina e descendente de italianos, percorreu comunidades que relembraram suas raízes e costumes. “É uma sensação gostosa, como se eu estivesse em casa. Tenho um carinho enorme pelo povo do Sul”, declara.
Soja em MS
Quando a soja chegou a Mato Grosso do Sul, ajudou a construir cidades que acreditaram no potencial da cultura. Com o passar do tempo, o avanço das lavouras fez muito bem para a economia local. Em Aral Moreira, no sul do estado, por exemplo, o apresentador do programa, Edevaldo Nascimento, conheceu a empresa de Rogério Thomazoni, que se dedica a produção dos grãos.
“Por onde passamos em nosso dia a dia, vemos o quanto o agronegócio está inserido na realidade sul-mato-grossense. Falar sobre a soja, o ‘ouro’ que cultivamos na terra, é falar sobre desenvolvimento humano, prosperidade e crescimento das 79 cidades. A soja impulsiona comunidades, municípios e até nações. O Brasil depende da produção de grãos e deve muito ao produtor rural”.
Endrio Francescon
O +Agro especial vai ao ar neste sábado, 28 de setembro, logo após o Meu MS. Assista abaixo a chamada do programa: