Saiba como assistir o eclipse solar com segurança


Um eclipse solar parcial poderá ser observado ao vivo em algumas regiões do Brasil na próxima quarta-feira (2). A observação requer diversos cuidados e precauções para ser segura. Para ajudá-lo a proteger os seus olhos, o Primeira Página reuniu algumas dicas da Climatempo para esse momento especial.

Eclipse anular parcial. (Foto: Reprodução/Observatório Nacional)

O eclipse anular parcial poderá ser visto na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste e toda a região sul. Quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada. Primeiro, confira abaixo o que você não deve fazer ao ver um eclipse solar:

  • Não devem ser utilizadas placas de Raio-x, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol;
  • Não olhe diretamente para o sol sem seus óculos escuros;
  • Não olhe a reflexo do sol em uma bacia de água;
  • Não use CDs ou chapas de raio-x;
  • Não use pedaços de vidros escuros de garrafa e nem enfumaçados;
  • Não utilize filmes fotográficos preto e branco velados e nem filmes coloridos;
  • Não use papel celofane de nenhuma cor, nem “sanduíche” de celofane;
  • Não use telescópios e binóculos comuns.

Observação do eclipse solar

A observação segura pode ser feita em duas maneiras: de forma direta ou indireta. De forma direta, uma lente de vidro de solda número 14 possibilita observar o Sol diretamente. Como a lente de número 14 é difícil de ser encontrada, pode ser utilizado o número 12, porém nunca abaixo desse número. O custo unitário desta lente de solda é acessível, sendo encontrada em lojas de material de construção.

  1. Eclipse Anular do Sol: veja como observar o fenômeno

Indiretamente, existem diversas maneiras seguras, como um escorredor de macarrão ou de arroz que possua furos no formato de círculos. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo, podendo até ser feito numa folha de papel com um simples furar de agulha, pode ser utilizado. Daí é só projetar no chão e pronto!

Eclipse anular parcial

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse anular do sol ocorre quando a lua se alinha entre a terra e o sol, e o seu diâmetro está menor do que o sol. Dessa forma, a sombra da lua não cobrirá totalmente o sol, criando uma espécie de “anel de fogo” no céu, como visto na imagem acima.

Se deseja assistir em segurança, sem se expor ao sol, o Observatório Nacional irá transmitir o evento ao vivo pela internet. Para assistir, clique aqui.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Em MS, Dudu Nobre come farofa com carne de búfalo e fala de série no Globoplay

Palco dos mais variados estilos musicais, nos últimos meses, o Parque das Nações Indígenas abraçou…

Presidente do Uruguai parabeniza candidato de centro-esquerda como “presidente eleito“

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse neste domingo (24) que ligou para o…

Nego do Borel troca socos em briga de rua no RJ

O cantor Nego do Borel se envolveu em uma briga de rua na manhã deste…