O presidente eleito americano Donald Trump tomará posse em uma cerimônia na capital Washington, D.C., na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.
O evento, que sela passagem de bastão para o novo chefe da Casa Branca, é uma tradição da política dos Estados Unidos.
Trump será empossado mais de 230 anos depois da primeira cerimônia, quando George Washington foi empossado como primeiro presidente.
Viagem a Nova York
A posse de George Washington aconteceu na primeira capital dos EUA, Nova York.
George Washington vivia a cerca de 400 km da capital, na tradicional residência de Mount Vernon – um palácio no estado da Virgínia, às margens do rio Potomac.
No dia 23 de abril de 1789, uma semana antes da posse, o então presidente eleito embarcou escoltado por um comitê de congressistas em uma viagem contornando a costa leste rumo à cidade de Nova York.
“A embarcação, com uma quilha de 47 pés, ostentava um mastro e uma vela enfeitados com cortinas vermelhas, um toldo e 13 remos em ambos os lados. Os remadores, todos pilotos de Nova York, usavam aventais brancos idênticos e bonés pretos”, relata a Mount Vernon Ladies Association of the Union (MVLA), uma das mais antigas organizações de preservação histórica do país, que mantém a propriedade de Mount Vernon.
“Com uma grande variedade de embarcações decoradas seguindo a barcaça presidencial, uma procissão marítima improvisada foi formada. Ao passar pela Battery em Staten Island, 13 canhões dispararam suas saudações de fumaça, orientando todos os navios a exibirem suas bandeiras”, acrescenta a MVLA.
Quando o barco atracou, George Washington foi recebido pelo governador George Clinton e pelos aplausos de milhares de nova-iorquinos. Naquela noite, houve um banquete na mansão do governador em homenagem ao então presidente eleito.
Cerimônia solene
No dia 30 de abril de 1789, a cerimônia de posse aconteceu no Federal Hall, edifício que serviu como a primeira sede do Legislativo americano.
George Washington foi levado ao prédio em uma escolta militar com um contingente de 500 homens.
“O próprio Washington viajou em uma carruagem estatal com seus dois assessores, escoltados pelo Comitê do Senado, Comitê da Câmara, o chanceler [de Nova York] Robert Livingston, os chanceleres da França e da Espanha e uma multidão de cidadãos comuns”, relata a MVLA.
O evento aconteceu na área externa do plenário do Senado para que “o maior número de pessoas dos Estados Unidos, e sem distinção, pudessem ser testemunhas da solenidade”.
Diante da população, Washington prestou juramento ao chanceler de Nova York, Robert Livingston, enquanto o secretário do Senado, Samuel Otis, segurava a Bíblia cerimonial.
Em seguida, o primeiro presidente dos EUA voltou ao Senado e estabeleceu o que seria uma tradição: o discurso de posse.
Conforme relata a MVLA, “o presidente Washington estava visivelmente nervoso, falou com uma voz surpreendentemente baixa e manteve um comportamento sério e modesto”.
De acordo com a White House Historical Association (WHHA), cerca de cem pessoas ouviram Washington falar.
“O senador William Maclay, da Pensilvânia, observou que o presidente Washington, não particularmente confortável com oratória, tremeu enquanto falava durante o discurso de vinte minutos”, destaca a WHHA.
Conheça o presidente dos EUA que morreu um mês após tomar posse
Após o discurso, as autoridades foram à St. Paul’s Chapel para um serviço religioso. Depois, o presidente, em uma carruagem, foi “escoltado até sua residência”, onde jantou sozinho.
“A noite foi marcada por iluminações nas residências da cidade e queima de fogos de artifício. O comerciante de Boston, John May (1748-1812), relatou que os fogos de artifício foram “bem executados” e recebidos com aplausos tumultuosos”, aponta a MVLA.
George Washington viajou de carruagem acompanhado de seus assessores até a casa do chanceler de Nova York para assistir aos fogos, mas, conforme apontam os registros, a multidão era tão grande que as autoridades tiveram que abandonar a carruagem e voltar para casa.
Posse de Trump
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado no cargo no dia 20 de janeiro de 2025.
A data foi fixada pela 20ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.
O republicano retorna à Casa Branca após vencer a vice-presidente Kamala Harris nas eleições americanas de 4 de novembro.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?