O dia 31 de janeiro é o prazo final para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em cota única com 15% de desconto e também para o vencimento da primeira parcela, para quem optar dividir o valor. Nesse momento, é preciso redobrar os cuidados com golpes e falsos boletos.
Para te ajudar, o Primeira Página separou algumas dicas para evitar golpes no pagamento do IPVA; confira:
- Utilize apenas os canais oficiais: neste ano, os contribuintes receberam em casa os boletos (DAEMS) apenas para a cota única (com 15% de desconto) e a 1ª parcela. Os que optarem pelo pagamento parcelado deverão emitir as demais parcelas através do portal e-Fazenda, selecionando a opção “IPVA – Cidadão”.
- Duas etapas: para acessar o e-Fazenda será necessário login e senha do gov.br. No primeiro acesso, ainda será preciso fazer o cadastro no sistema estadual, confirmando seus dados e endereço.
- Desconfie de links em buscas: evite clicar em links de pagamento que aparecem nos primeiros resultados de buscas, muitos sites falsos utilizam anúncios pagos para estar em destaque.
- Verifique o endereço do site: antes de inserir seus dados, certifique-se de que o endereço eletrônico do site é o oficial.
- Confirme o destinatário do pagamento: no comprovante de pagamento, o beneficiário deve ser o “Sefaz Mato Grosso do Sul”. Qualquer outro nome indica que você pode estar caindo em um golpe.
- Em caso de dúvidas, procure os canais oficiais: se tiver alguma dúvida sobre o pagamento do IPVA, entre em contato com a Sefaz através dos canais de atendimento oficiais.
Para aqueles que acreditam ter caído em um golpe, a orientação é registrar um boletim em qualquer delegacia da Polícia Civil.