Se aconteceu algum imprevisto e você não conseguiu quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024, a Sefaz-MT (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso) oferece uma nova oportunidade para regularizar a sua situação.
O valor pode ser pago à vista no pix, ou dividido em até 6 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a 25% do valor da UPF (Unidade Padrão Fiscal) em Mato Grosso. O valor atual é de R$ 238,78.
Confira abaixo como fazer:
O contribuinte pode emitir a guia de pagamento no portal da Sefaz, no banner “IPVA”, ou no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Vale lembrar que há juros, nos parcelamentos e reparcelamentos, juntamente com encargos moratórios. Se uma pessoa não paga o imposto do veículo pode ter ele apreendido pela guarda de trânsito e receber multas.
Além disso, o não pagamento desses valores acarreta em inscrição do nome no cadastro de inadimplentes. Neste caso, o débito tem multa de 100% e juros mensais, além de eventuais cobranças extrajudiciais em caso de protesto.
Atualmente, 1.621.606 veículos são tributáveis, e 541.004 ainda estão inadimplentes.
-
Senado aprova isenção do IPVA a veículos com mais de 20 anos
-
Senado ‘zera’ pagamento do IPVA para alguns veículos; confira quais