saiba como ter uma cisterna de graça em casa


O governos federal e estadual firmaram acordo para garantir cisternas a famílias de agricultores, indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul. O convênio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é de R$ 7 milhões e visa fornecer água para consumo e produções de alimentos.

Cisternas serão instaladas em áreas rurais de Mato Grosso do Sul.

O montante será disponibilizado à população por meio de editais específicos, que vão ser abertos ao longo do ano pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Serão atendidos pelos editais futuros famílias rurais de baixa renda e equipamentos públicos rurais, utilizando tecnologias sociais simples e de baixo custo, como cisternas de placas de 16 mil litros e sistemas pluviais multiuso.

Ao todo, em Mato Grosso do Sul serão construídas 655 cisternas por meio do convênio. Segundo o secretário-executivo de Agricultura Familiar da Semadesc, Humberto de Mello, o programa permite que o produtor tenha acesso a tecnologia social, que seria uma segunda fonte de água. “São reservatórios que comportam 16 mil litros de água, que é coletada através da chuva. Vamos desenvolver toda uma capacitação das entidades e das famílias que serão beneficiadas com o programa”.

As entidades que vão implantar a tecnologia serão selecionadas via edital. Já as cisternas serão construídas em sistema de mutirão.

“Inicialmente serão as localidades que tiveram maiores problemas com estiagem e queimadas no ano passado e municípios que decretaram situação de emergência. Então devemos atender às comunidades ribeirinhas, indígenas e os assentamentos que têm situação de acesso a água e quilombolas”.

Humberto de Mello.

Quem vai poder ter acesso aos benefícios?

Para participar do Programa Cisternas, é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Residir na área rural;
  • Não possuir abastecimento ou ter acesso precário à água de qualidade.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tentativa de homicídio termina com empresário baleado e 2 suspeitos mortos

Na noite desta terça-feira (22), um empresário foi baleado durante tentativa de homicídio em Sorriso,…

Obras de hospedagem para a COP30 são visitadas por missão da ONU em Belém

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) conheceram nesta quarta-feira (22) as obras de hospedagem…

Dupla foge após matar homem que chegou atirando em residência no Colibri

Roquiliano Rodrigues de Almeida, de 57 anos, morreu em troca de tiros no Jardim Colibri,…