O Dia do Educador Físico, comemorado neste domingo (1º), celebra o profissional responsável pela qualidade de vida das pessoas, atuando no desenvolvimento das habilidades cognitivas, no equilíbrio, disciplina e concentração.
É, ainda, um profissional importante para todas as idades, orientando respeitando os limites e características individuais. O Primeira Página conversou com alguns educadores que compartilharam o orgulho de atuarem na profissão; confira abaixo:
Rafael Ramos é educador físico há 6 anos e tem paixão pelo que faz. Atualmente, ele trabalha com o público idoso. Uma das dicas do professor, é manter-se ativo, sendo fundamental para o bem-estar físico e emocional na terceira idade.
“A atividade física é essencial para a saúde na terceira idade, pois ajuda a manter a mobilidade e a flexibilidade, reduzindo o risco de quedas e fraturas. Ela melhora a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular, promovendo uma melhor qualidade de vida. Além disso, exercícios regulares podem prevenir e controlar doenças crônicas, como diabete e hipertensão. A prática de atividades físicas também é benéfica para a saúde mental, ajudando a combater a depressão e a ansiedade” disse Rafael.
David Lima tem alguns anos na profissão. Ele diz que é possível cuidar da saúde e evoluir através do exercício. Além disso, o profissional afirma que fica feliz por ajudar muitas pessoas.
“Eu vi na profissão muita inspiração, a oportunidade de mudar o estilo de vida das pessoas, promovendo a saúde”, disse.
Há 17 anos formado, o agora treinador Grey Lemes foi atleta de futebol. Desde a infância, o esporte sempre fez parte da vida dele.
“Acredito firmemente que o exercício físico traz benefícios inestimáveis para a saúde. Cada pessoa que passa por nossas portas tem a oportunidade de mudar sua vida para melhor. Investir na saúde hoje é garantir um futuro mais saudável e pleno amanhã”, afirma Greey.
Ele ainda dá dicas para os novos profissionais, pois acredita no papel fundamental do educador físico:
“Sejam apaixonados pelo que fazem e nunca subestimem o impacto positivo que podem ter na vida dos outros. O caminho pode ser desafiador, mas cada pequeno passo dado em direção ao bem-estar é uma vitória! Importante é entender as pessoas, o fator mental para um profissional, e o treinamento ter bons resultados para o aluno. Saber o histórico do aluno. Partindo disso elaborar um programa de treinamento específico para cada um”, conta.
A data que celebra o Dia do Educador Físico foi escolhida porque marca a regulamentação da profissão, em 1º de setembro de 1998, quando foram estabelecidos os conselhos de Educação Física.
-
Capitalismo consciente: empresários falam sobre ESG em podcast o PPMT
-
Gosta de ciência? Veja como se inscrever na feira da UFMT
-
Confira as estreias de setembro do Globoplay, Prime Vídeo, Max e Netflix