Saiba quais presidentes dos EUA tomaram posse na Casa Branca

CNN Brasil


Desde 1801, a cerimônia de posse de um presidente nos Estados Unidos é realizada no Capitólio, sede do Congresso americano, em Washington, D.C.. Porém, em algumas ocasiões, os chefes de Estado assumiram o cargo em outros locais.

Alguns presidentes dos EUA tomaram posse, por exemplo, na Casa Branca, como foi o caso de Franklin Roosevelt, na quarta vez que foi eleito.

Ele assumiu a Presidência americana para o quarto mandato em 20 de janeiro de 1945, em plena Segunda Guerra Mundial. Tendo em vista este contexto do conflito e falta de alguns suprimentos no país, houve uma cerimônia simples na Casa Branca.

Multidão ouve o discurso de posse do presidente Franklin Roosevelt no início de seu quarto mandato, feito no pórtico sul da Casa Branca em 20 de janeiro de 1945 • Bettman

Na ocasião, não houve desfile – uma das tradições de posse –, devido ao racionamento de gás e escassez de madeira, de acordo com a Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse.

Entretanto, ele morreu poucos meses depois, em decorrência de um derrame cerebral, em 12 de abril de 1945.

O então vice-presidente, Harry Truman, tomou posse duas horas após receber a notícia do falecimento de Roosevelt. O juramento foi administrado na sala de gabinete da Casa Branca – se tornando o segundo a assumir o cargo na sede do governo.

Franklin Roosevelt foi o único presidente a tomar posse para um quarto mandato nos EUA, sendo que, após sua morte, foi aprovada uma emenda à Constituição do país que limita o número de mandatos presidenciais para dois.

Harry Truman faz o juramento de posse como presidente dos Estados Unidos após a morte de Franklin D. Roosevelt em 12 de abril de 1945
Harry Truman faz o juramento de posse como presidente dos Estados Unidos após a morte de Franklin D. Roosevelt em 12 de abril de 1945 • Foto por © CORBIS/Corbis via Getty Images

A terceira e última vez que uma posse presidencial foi feita na Casa Branca aconteceu após o escândalo do Watergate, um dos casos mais emblemáticos dos Estados Unidos, que levou à renúncia de Richard Nixon.

Em junho de 1972, cinco pessoas invadiram escritórios do Comitê Nacional do Partido Democrata no complexo Watergate, em Washington, D.C..

A investigação “expôs uma série de abusos que chegaram aos mais altos escalões do governo de Richard Nixon e, por fim, ao próprio presidente”, segundo a fundação do Arquivo Nacional dos EUA.

Mais de dois anos depois, em 8 de agosto de 1974, Nixon fez um discurso à nação declarando que renunciaria ao cargo.

No dia seguinte, a saída de Nixon foi concretizada, e Gerald Ford assumiu a Presidência na Sala Leste da Casa branca.

Gerald Ford (1913 - 2006) faz discurso após juramento de posse como presidente dos Estados Unidos no Salão Leste da Casa Branca em Washington em 9 de agosto de 1974, com a esposa, Betty (1918 - 2011), sentada no palco
Gerald Ford (1913 – 2006) faz discurso após juramento de posse como presidente dos Estados Unidos no Salão Leste da Casa Branca em Washington em 9 de agosto de 1974, com a esposa, Betty (1918 – 2011), sentada no palco • UPI/Bettmann Archive/Getty Images

Posse de Trump: para quem o presidente dos EUA presta juramento?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Em meio a tensões com EUA, Irã anuncia base subterrânea de mísseis navais

O Irã revelou, neste sábado (18), uma base subterrânea de mísseis navais em um local…

Chuvas deixam 16 cidades em estado de alerta em Mato Grosso

O governo de Mato Grosso instituiu na sexta-feira (17) uma sala de situação para monitoramento…

Campeonato Sul-Mato-Grossense começa com empate em Aquidauana

A temporada 2025 do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol começou com um jogo eletrizante entre Aquidauanense…