Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta que a violência armada em Salvador e Região Metropolitana resultou em 111 mortes e 30 feridos no primeiro mês de 2025. O total de tiroteios foi de 141, sendo 54 em ações ou operações policiais, que deixaram 43 mortos e seis feridos.
O relatório também destaca que oito pessoas foram mortas dentro de residências, incluindo uma criança de seis anos atingida por bala perdida enquanto dormia no bairro Alto da Terezinha, em Salvador.
Além disso, cinco pessoas morreram e três ficaram feridas dentro de veículos, duas foram mortas e cinco feridas em bares, uma pessoa foi morta e outra ferida no transporte público, e outra vítima foi assassinada durante um evento.
De acordo com o recorte racial das vítimas, 53 pessoas foram identificadas como negras: 50 mortas e três feridas e duas pessoas brancas foram mortas. Entre os não identificados racialmente, 59 morreram e 27 ficaram feridos.
O número de tiroteios caiu 17% em relação a janeiro de 2024, quando foram registradas 169 ocorrências. O total de baleados também caiu 8% em comparação ao ano passado.
A CNN busca contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e aguarda retorno.