Um mapa da Defesa Civil de São Paulo aponta o aumento diário do risco de incêndios para status de alerta e emergência até o próximo domingo (1º).
Com apenas a Baixada Santista de fora, praticamente todas as outras regiões de São Paulo terão risco máximo de alerta e emergência para incêndios. Os níveis são divididos entre risco baixo, alto, alerta e emergência.
A partir desta quarta (28), a faixa de risco de emergência começa se expandir, de acordo com projeção.
O estado de São Paulo está sofrendo uma onda de incêndios desde a última semana. A suspeita que os focos das queimadas sejam criminosos, até o momento, pelo menos 6 homens foram presos, por suposto envolvimento com os crimes.
A Polícia Militar Ambiental, além das prisões, afirma que aplicou multas no valor de R$ 15 mil a dois homens que também acenderam fogueiras para limpeza da vegetação.
Veja o mapa da Defesa Civil
“O mapa de risco de incêndio é como se fosse uma previsão juntando informações de um histórico que se tem das regiões e de informações do futuro, como, por exemplo, umidade relativa do ar que tenha na região, acumulados de chuva, temperatura … É muito fácil de acontecer uma ignição de faísca se alastrar. O ambiente não ajuda para o foco., diz o capitão da Defesa Civil-SP, Roberto Farina.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, disse que 99,9% dos incêndios ocorridos no interior de São Paulo foram causados por ação humana. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva do Ministério da Saúde na tarde na última segunda-feira (26).