Mato Grosso do Sul teve um dia ameno em diversas regiões neste sábado (5). No entanto, a temperatura volta a subir e o domingo (6) pode ser o dia mais quente de outubro no estado.
Ao longo do dia, o tempo segue firme em todo o estado. O sol vai predominar e o cenário se mantém favorável à circulação de fumaça sobre todo Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Climatempo, nas regiões norte, oeste e central, o calor deve ser intenso, com máximas acima dos 40°C e umidade abaixo dos 30%.
No nordeste e leste, o cenário é semelhante, mas com máximas próximas dos 40°C e ventos moderados.
Na região sul, o dia começa fresquinho, mas também terá calor. Corumbá deve registrar 43°C e Miranda, 42°C. Porto Murtinho pode chegar a 41°C, com o dia já começando quente, com temperaturas entre 26°C e 28°C.
-
Sábado amanheceu fresquinho, mas calor vai aumentar e bater 40 ºC em MS
O período da tarde na região norte também será quente: Coxim, Pedro Gomes e Sonora devem registrar 42°C.
No centro, calor intenso também. Em Campo Grande, a previsão é de 39°C, e em Rio Negro e Terenos, ainda mais quente.
Na região leste, as cidades começam o dia com temperaturas entre 21°C e 23°C. No entanto, à tarde esquenta bem, chegando a 40°C em Paranaíba e 39°C em Água Clara e Cassilândia.
No sul, o amanhecer será bem mais fresco, com 21°C. No período da tarde, está previsto um leve aquecimento: Rio Brilhante deve registrar 38°C, Maracaju 36°C e Ponta Porã 35°C.
Umidade relativa do ar em alerta
Além do calor, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para todo Mato Grosso do Sul devido à baixa umidade relativa do ar.
Durante o domingo (6), a umidade do ar varia entre 30% e 20%, com risco de incêndios florestais e impactos à saúde.
Por conta do tempo quente e da baixa umidade do ar, neste dia de eleição, redobre os cuidados com a hidratação, use protetor solar e, se preferir, leve uma sombrinha ao sair de casa.