Após passar 26 dias internado em estado grave, Haziel Martins Costa, de 19 anos, morreu nesta quinta-feira (26). Ele foi baleado pelo policial militar Marlon da Silva Oliveira durante uma abordagem no bairro de Ondina, em Salvador, no dia 1 de dezembro. A informação foi confirmada pela Polícia Civil à CNN nesta sexta-feira (27).
A vítima foi atingida por diversos disparos e, enquanto esteve no hospital, lutava contra as complicações dos ferimentos. A Polícia Civil esclareceu, em nota, que Haziel faleceu no Hospital Geral do Estado, às 19h da quinta-feira.
Na madrugada de 1º de dezembro, o jovem estava acompanhado de Gabriel Santos Costa, de 17 anos, quando ambos foram abordados no bairro de Ondina. O caso foi gravado por uma testemunha. A cena que mostra Gabriel Santos Costa, de 17 anos, e Haziel Martins Costa, 19, rendidos no chão, foi registrada e divulgada nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver que o soldado xingou, agrediu e disparou diversas vezes contra os dois jovens.
Gabriel não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Haziel, atingido no braço, antebraço e abdômen, foi socorrido e permaneceu internado por 26 dias.
Em resposta, no dia 4 de dezembro, a Polícia Militar instaurou um processo administrativo disciplinar (PAD) para investigar a conduta de Marlon. O PM foi afastado de suas funções e teve a arma recolhida pela Polícia Civil, que segue com as apurações. Ele foi preso no dia 8 de dezembro e, segundo a corporação, segue detido.
Em depoimento, o PM alegou ter agido em legítima defesa, afirmando que os jovens teriam tentado praticar um assalto.