O inverno em Cuiabá é diferente e vem batendo recordes de calor. Nesta segunda-feira (22), a capital de Mato Grosso chegou a incríveis 14% de umidade relativa do ar, segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia ) e aeroportos.
A cidade de Cotriguaçu, a 920 km de Cuiabá, registrou apenas 10% de umidade relativa do ar. Bem abaixo dos 20%, determinado situação de alerta para o ar muito seco.
A última chuva em Cuiabá foi registrada há 96 dias, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A estação mostra que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação.
Segundo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível de umidade no ar para conforto humano é em torno de 60%. Devido as altas temperaturas, é necessário beber muita água, e o uso de roupas mais leves é imprescindível, assim como o protetor solar.
Quase todos os estados brasileiros registraram níveis de umidade no ar muito próximos ou abaixo dos 30% na tarde desta segunda-feira (22). Em alguns estados o nível de umidade ficou abaixo dos 20%.
Veja quais foram as capitais mais secas nesta segunda:
- Cuiabá – 14%
- Campo Grande 18%
- Porto Velho 21%
- Goiânia 21%
- Palmas 23%
- Belo Horizonte/Pampulha 24%
- São Paulo 25%
Outras cidades com baixa umidade nesta segunda:
- Mato Grosso do Sul: 15% em Corumbá/Nhumirim, Miranda, Coxim e Jardim
- São Paulo: 14% em Barretos
- Minas Gerais: 18% em Campina Verde e em Conceição das Alagoas
- Rondônia: 17% em Cacoal e em Vilhena
-
Dinheiro continua esquecido nos bancos; nem metade sacou parte dos R$ 8,4 bilhões
-
Avaliado em R$ 4,8 milhões, Dutrinha será concessionado; Mixto tem interesse
-
Lojistas do Shopping Popular começam a se instalar na Rodoviária de Cuiabá