será que um fungo pode mesmo acabar com a humanidade?


Depois do sucesso do segundo episódio da segunda temporada de The Last of Us, muita gente ficou pensando: será que um fungo poderia realmente infectar toda a humanidade e causar um apocalipse zumbi?

Cordyceps na série The Last Of Us. (Foto: Reprodução)

A série, baseada no jogo de mesmo nome, mostra um mundo devastado por uma mutação do fungo Cordyceps, que transforma humanos em criaturas agressivas. Mas, e na vida real? Existe esse risco?

O fungo zumbi existe, mas só ataca insetos

Na natureza, o Cordyceps (especificamente o Ophiocordyceps unilateralis) é famoso por infectar formigas e outros insetos, controlando seus corpos de maneira assustadora.

O fungo libera toxinas que fazem a formiga sair do formigueiro, subir em uma planta e morrer fixada no local. Depois, o fungo cresce e espalha seus esporos, infectando mais vítimas.

unnamed 6 e2027af826002c62
O fungo, em arte explicativa do Butantan. (Foto: Reprodução)

Mas calma: humanos estão a salvo, afirma o Instituto Butantan. (Pelo menos por enquanto.)

E se o fungo sofrer uma mutação?

A pesquisadora Ana Olívia de Souza, do Instituto Butantan, explica que não há registros de Cordyceps capaz de infectar humanos como na série. “Fungos podem sofrer mutações, mas a chance de um deles causar uma pandemia como a da ficção é muito remota”, diz.

Além disso, nosso corpo é muito diferente do de uma formiga. A temperatura humana, o sistema imunológico e o metabolismo dificultariam a sobrevivência do fungo em nós.

Formigas também têm defesas

Assim como na série, onde os sobreviventes tentam se proteger, as formigas infectadas são expulsas do formigueiro para evitar que a colônia inteira seja contaminada. Ou seja, até os insetos sabem como lidar com uma ameaça dessas!

Dá para dormir tranquilo

Por enquanto, o Cordyceps continua sendo apenas um perigo para insetos – e uma ótima inspiração para histórias de ficção. Então, se você está com medo de virar um zumbi por causa de um fungo, pode relaxar… pelo menos por enquanto!



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pesquisa aponta variação de preço de até 181% em itens de cesta básica

Uma pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (24), pelo Procon de Mato Grosso do Sul, identificou que,…

Mãe denuncia professora por tortura após filho pagar castigo de joelhos

“Ficou vários minutos de joelhos no chão”. É o que relata uma mulher, de 36…

Onça que devorou caseiro está debilitada: veja como será reabilitação

A onça-pintada que matou o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, em Mato Grosso do…