Moradores da região central de Dourados tomaram um grande susto nesta terça-feira (3), quando uma enorme seringueira tombou no meio de rua, registrando apenas danos materiais ao atingir quatro veículos, muros e telhas de duas casas.
O vídeo abaixo mostra o tamanho da árvore:
A árvore é da espécie “falsa seringueira”, conhecida também como figueira-branca. Em 2010 a figueira chegou a ser tombada como patrimônio do município, mas perdeu o título em 2021, pelos riscos que oferecia a população e pelos danos que estava causando na calçada e muro da residência em que estava plantada.
Em março de 2023 o IMAM (Instituto Municipal do Meio Ambiente) de Dourados autorizou a remoção do exemplar, que apesar de estar saudável, trazia potenciais riscos ao passeio público e patrimônio particular. No entanto, o município não possui contrato de remoções de árvores de grande porte, somente para pequenas podas, segundo assessoria de imprensa da prefeitura.
O município também alega que com a autorização do IMAM a moradora da casa poderia ter realizado a retirada, no entanto, à reportagem, a moradora alegou não haver condições financeiras de contratar o serviço, algo que segundo a mesma é de alto valor, alegando o fato à prefeitura.
Equipes da defesa civil trabalham na remoção da árvore, que será demorada, com previsão de término no final da tarde desta quarta-feira (4). A área possui um hospital particular e escola nas proximidades, mas a agência municipal de trânsito está no local para coordenar o tráfego de veículos e pedestres.
-
Homem fura bloqueio policial e morre atacado por abelhas durante fuga