Servidores da educação recebem gratificação por bom desempenho em MT

FOTO 1 professora historiadora


Professora historiadora, Rita de Cássia, do Colégio Estadual Integrado Ilza Therezinha Picolli (CEI) – Foto por: Gabriel Aguiar/Seduc-MT

A valorização do profissional da educação é um degrau fundamental para a qualidade do ambiente escolar e para o sucesso do processo educativo.

Pensando nisso, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), estabeleceu um compromisso de valorização com esses profissionais através de iniciativas que proporcionem melhores condições para o avanço na carreira.

Essas ações resultaram diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos, que saiu da 22ª posição, em 2019, para o 8º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, conforme foi divulgado em setembro deste ano.

“A educação não se faz só com quadro e giz. Existe um ser humano que precisa ser valorizado, que precisa de formação. E eu vejo que, hoje, a gente tem isso, sabe? O 14º e o 15º salário foi como olhar para as pessoas e dizer assim: ‘vamos fazer juntos e a gente valoriza vocês’, disse a Diretora da Rede Estadual, Valdelice de Oliveira.

As bolsas de formação e gratificação por resultado são dois exemplos que fazem parte do “Plano Educação 10 Anos” e que impulsionaram o desenvolvimento desses servidores e, por consequência, o desempenho da educação no estado.

Os profissionais interessados em potencializar e compartilhar conhecimento podem procurar o Banco de Talentos, uma plataforma que permite que os servidores cadastrem seus currículos para o desenvolvimento de projetos, capacitações, formações ou pesquisas na área da educação.

Já a gratificação é um incentivo financeiro que procura reconhecer o desempenho dos professores, gestores e demais servidores da rede estadual. Além de reduzir a evasão escolar e tornar o ambiente educativo mais atraente para o estudante. Outra medida implementada é o pagamento do 15º salário aos profissionais que alcançarem melhorias nos índices de aprendizagem, reforçando o incentivo ao empenho e à qualidade no ensino.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Menino de seis anos morreu após ser picado por abelha no Paraná

Uma criança de seis anos morreu após ser picada por uma abelha em Jaguariaíva, no…

Temporais devem atingir Mato Grosso nesta sexta-feira

A semana termina com chuva em Cuiabá, segundo informações da Agência Climatempo. Nesta sexta-feira (18),…

Comandante do Hezbollah é morto no sul do Líbano, diz exército de Israel

O exército israelense disse nesta sexta-feira (18) que matou um comandante do Hezbollah no sul…