Pelo menos sete turistas, incluindo quatro australianos, foram hospitalizados em um caso de suspeita de intoxicação por álcool em um resort nas Ilhas Fiji, afirmaram os governos australiano e fijiano nesta segunda-feira (16).
Os turistas adoeceram após beberem um coquetel no resort Warwick Fiji, na costa sul da ilha de Viti Levu, comunicou o governo do país.
“Este é um incidente extremamente isolado, afetando apenas esses sete hóspedes em um bar específico, dentro do resort”, disse o comunicado.
No mês passado, seis turistas estrangeiros morreram após consumir álcool contaminado em Laos.
Segundo o governo, a gerência do resort declarou que não havia substituído ingredientes ou alterado a qualidade das bebidas servidas aos hóspedes.
“Embora compreendamos a preocupação, queremos enfatizar que a experiência turística em Fiji é tipicamente muito segura, e agimos imediatamente para tentar descobrir a causa do que fez com que esses hóspedes, neste resort, ficassem doentes”, completou.
Mereisi Makutu, gerente da recepção do resort, disse à emissora estatal do país que estava investigando o incidente.
“Nossa principal prioridade no momento é cuidar daqueles hóspedes que estão no hospital”, afirmou ela à Fiji Broadcasting Corporation, em uma entrevista.
O tesoureiro da Austrália, Jim Chalmers, explicou em uma coletiva de imprensa que funcionários consulares estavam ajudando os afetados com suas famílias, enquanto a polícia de fijiana estava conduzindo uma investigação sobre o envenenamento.
“Estamos pensando nos amigos e familiares das pessoas afetadas. Este é sem dúvida um momento muito angustiante para eles”, contou.
O governo australiano atualizou suas recomendações de viagem para o país, sinalizando os perigos do consumo excessivo de bebidas e alertou seus cidadãos, em geral, sobre o risco de intoxicação por álcool quando viajam.
“Se australianos estão viajando, estejam muito alerta para os riscos potenciais em torno de bebida e intoxicação por álcool”, exclamou Chalmers.