Um estudo realizado pela Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência e pela Universidade Azabu, no Japão, revelou que os gatos podem desenvolver habilidades de compreensão da linguagem humana simplesmente ouvindo seus tutores.
A pesquisa sugere que os felinos de estimação prestam atenção ao que as pessoas falam no cotidiano e tentam compreender o que é dito.
Publicada na revista Scientific Reports, a investigação comparou essa habilidade dos gatos com a de bebês humanos.
Para entender melhor a capacidade dos gatos de associar palavras a estímulos visuais, uma equipe de pesquisadores reuniu 31 gatos adultos e os submeteu a um teste de palavras, criado em 1990 para bebês.
-
Câncer de mama em cães e gatos: como identificar e tratar seu pet
Cada felino foi colocado diante de um laptop, no qual duas imagens de desenhos animados eram exibidas por 9 segundos cada.
Enquanto as imagens passavam, áudios dos tutores dos gatos pronunciavam uma palavra inventada repetidamente, por quatro vezes.
Durante a exibição de um unicórnio azul e branco que aumentava e diminuía de tamanho na tela, os tutores repetiam a palavra “keraru”.
Depois, enquanto um sol com rosto vermelho fazia o mesmo movimento, a palavra pronunciada era “parumo”.
A sequência de imagens e sons foi apresentada repetidamente até que os gatos ficassem entediados e perdessem o interesse visual na tela, o que aconteceu com 50% deles.
Após uma pausa, os pesquisadores mostraram as mesmas imagens, mas com as palavras trocadas: “keraru” agora acompanhava o sol e “parumo” o unicórnio. Nessa fase, os gatos reagiram com expressões de estranhamento, como a dilatação das pupilas, e passaram 33% mais tempo olhando para a tela, sugerindo que perceberam a troca e ficaram confusos.
De acordo com os cientistas, essa reação indica que os felinos associaram as palavras às imagens originais após apenas duas exibições de 9 segundos.
Saho Takagi, pesquisador da Universidade Azabu e um dos responsáveis pelo estudo, já conduziu outras pesquisas semelhantes. Em investigações anteriores, Takagi demonstrou que os gatos são capazes de reconhecer seus próprios nomes e de associar fotos de seus tutores e de outros gatos que convivem com eles aos respectivos nomes.
E você, é tutor de algum gatinho? Já conversou com ele e teve a impressão de que ele te entendeu? Talvez ele tenha entendido mesmo.