Shopping Popular renasce em novo local: complexo esportivo recebe lojistas


Após o incêndio que destruiu o Shopping Popular de Cuiabá, os 600 lojistas vão utilizar a área do campo de futebol do Complexo Dom Aquino para continuar comercializando seus produtos.

Foto: Luiz Alves

A sugestão foi apresentada pelo Executivo Municipal e acatada pelas comerciantes. Como símbolo de resiliência, após reunião na manhã desta terça-feira (16), os comerciantes abraçaram o espaço onde o maior centro comercial do estado foi construído há 29 anos. 

“A união da comunidade mostrou que esse espaço é abençoado e está pronto para ressurgir das cinzas. Continuaremos dando exemplo para o Brasil sobre como superar desafios, recomeçar e promover o empreendedorismo. A força e a determinação dos comerciantes são evidentes, e eles estão motivados a reerguer o Shopping Popular, sabendo que contam com o apoio da sociedade cuiabana e de todo o país”, declarou Misael Galvão, presidente da Associação do Shopping Popular.

Foto Shopping Popular 3
Foto: Luiz Alves

Quanto à limpeza da área em ruínas, o secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, reforçou o compromisso da Prefeitura de Cuiabá. 

“No primeiro momento, será necessário abrir espaço para apagar os focos restantes. Num segundo momento, será a retirada de todo o entulho, que é uma tarefa mais pesada. Estamos preparados e aguardando a liberação. A prefeitura já assumiu o compromisso com a associação de retirar tudo, pois nada se aproveita”. 

Medidas

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura, em caráter temporário, de um centro comercial. 

A Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local. 

Já a Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública.

O centro de compras popular beneficiava cerca de 600 famílias, gerando mais de três mil empregos diretos e indiretos. 

Também será implementado um protocolo de apoio psicossocial específico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma proposta sugerida pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

  1. Incêndio de grande proporção destrói Shopping Popular em Cuiabá; veja vídeos

  2. Incêndio no Shopping Popular teria começado por falha no sistema elétrico; veja vídeo

  3. “Vamos ajudar a reconstruir”, diz presidente Lula sobre incêndio no Shopping Popular





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Moradores do bairro Santa Amália cobram soluções para problemas estruturais

Os moradores do bairro Santa Amália, em Cuiabá, enfrentam uma série de dificuldades diárias devido…

Taiwan detecta 59 aviões e 23 navios de guerra chineses ao redor da ilha

O Ministério da Defesa de Taiwan detalhou nesta quinta-feira (3) um aumento na atividade das…

Dezenas de filhotes de tartarugas são encontrados mortos no litoral do Piau

Cerca de 50 filhotes de tartarugas morreram logo após a desova na Praia Peito de…