Um homem, de 78 anos, e duas mulheres, uma de 83 e outra de 58 anos, morreram em decorrência da chikungunya nos dias 13 e 20 de fevereiro, em Sinop (500 km de Cuiabá).
Os óbitos foram registrados durante o período de internação hospitalar. Os casos foram investigados e confirmados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município.
Também são investigadas outras 3 mortes na cidade. Dois por suspeita de chikungunya e um por suspeita de dengue.
Pacientes
O paciente de 78 anos, deu entrada no dia 14 de fevereiro em um hospital particular de Sinop apresentando febre alta e fortes dores nas articulações. Em seu histórico, comorbidades como cardiopatia, diabetes e glaucoma.
Já a paciente de 83 anos, que deu entrada em um outro hospital particular no dia 31 de janeiro, apresentava febre alta e dores fortes nas articulações, também possuia histórico de comorbidades como obesidade, hipertensão, diabetes, fibromialgia e doença pulmonar obstrutiva crônica.
A paciente mais jovem, 58 anos, não tinha histórico de comorbidade, mas deu entrada, na Unidade de Pronto Atendimento [UPA 24 horas] com sintomas de febre e intensas dores articulares. Semelhante aos outros admitidos em unidades privadas.
Casos no município
A Secretaria de Saúde já registrou, somente nos três primeiros meses de 2025, quase 3 mil novos casos de chikungunya em Sinop (2.688 notificados, 848 descartados e 242 positivos) e outros 1.963 casos aguardam fechamento.
Nesse mesmo período, são somados às estatísticas, cerca de 8 mil novos casos de dengue (7.972 notificações, 848 descartados e 242 positivos) e outros 1.963 aguardam fechamento.
-
Prefeitura de Nova Mutum é criticada por gastar R$ 251 mil com flores pelo mês da Mulher