Subiu para seis o número de pessoas que morreram em decorrência das chuvas intensas que atingem a região metropolitana do Recife desde a última quarta-feira (5).
Do total de mortes, quatro ocorreram na capital, uma em Camaragibe e uma em Paulista –onde uma mulher de 24 anos morreu por choque elétrico no bairro Nossa Senhora da Conceição, a poucos quilômetros da rodovia PE-22.
No Recife, que permanece em alerta máximo, o acumulado de precipitação nas últimas 24 horas atingiu quase 200 mm, tornando-se a maior chuva registrada em fevereiro na história da cidade, superando o recorde de 122,8 mm registrado em 2009. A média histórica para o mês de fevereiro é de 91,4 mm.
Em nota à imprensa, a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco confirmou que registrou ocorrências em Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, entre a manhã de quarta-feira (5) e a manhã desta quinta-feira (6), foram resgatados 317 adultos, 36 crianças e três animais na região metropolitana.
Até o momento, 90 pessoas precisaram sair de suas casas no Recife. Em Jaboatão dos Guararapes, 36 moradores precisaram deixar suas residências; em Olinda, 49 pessoas estão desalojadas e 26 ficaram desabrigadas; e em Paulista, 120 pessoas também foram afetadas pelas chuvas.
Para dar suporte às vítimas, a Prefeitura do Recife ativou abrigos, oferecendo mais de 800 vagas para acolhimento. A recomendação das autoridades é para que moradores de áreas de risco busquem locais seguros e evitem deslocamentos.
Com o solo saturado e o risco elevado de deslizamentos, a Prefeitura do Recife segue em alerta máximo, com 2.300 profissionais trabalhando em ações de apoio. Até a manhã desta quinta-feira (6), a Defesa Civil registrou 385 chamados desde o início das chuvas, enquanto a cidade enfrenta alagamentos e quedas de árvores que bloquearam vias importantes.
Nas últimas 24 horas, Jaboatão registrou 155 ocorrências, a maioria relacionada à reposição de lonas e pequenos deslizamentos. Até o momento, não há vítimas. Os maiores acumulados de chuva foram de 150 mm na Muribeca, 143 mm em Piedade e 119 mm no Alto do Reservatório.