Um cachorro da raça pitbull foi ‘preso’ pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (30) após aparecer solto em rua do bairro Parque Novos Estados, em Campo Grande. O dono do cão não foi localizado e o animal foi encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Segundo o boletim de ocorrência, em meio aos ataques recentes de cães da raça, os moradores acionaram a polícia militar. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a presença do animal, um macho de porte médio, que circulava pela rua
O cachorro aparentava estar tranquilo, o que permitiu à equipe conseguir prendê-lo com o uso de uma corda, amarrando-o pela coleira.
O cão foi colocado com segurança no compartimento destinado a presos na viatura e, como não foi possível localizar o responsável pelo animal, os policiais o encaminharam ao CCZ. O caso foi registrado como omissão de cautela na guarda ou condução de animais, uma infração prevista na legislação.
Notificações de ataques de animais domésticos cresce em Campo Grande
Campo Grande registrou aumento no número de notificações de ataques de animais domésticos no primeiro semestre deste ano. Em caso mais recente registrado na Capital, um rapaz de 21 anos foi atacado por três cães da raça pitbull no dia 12 de julho e foi socorrido em estado grave.
De acordo com dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram 2.008 casos registrados entre janeiro e junho de 2025, contra 1.900 no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de 5,68%.

Ainda conforme a pasta, 1.420 pessoas foram atendidas por ataques de animais domésticos nas 10 unidades de saúde 24h UPAs e CRSs neste ano.
Vale lembrar que o ataque ocorrido em Campo Grande é o segundo que ocorre em menos de um mês em Mato Grosso do Sul. No dia 29 de junho, em Ponta Porã, um professor de artes marciais chegou a usar técnicas de muay thai para imobilizar dois pitbulls.
Apesar dos números, a Sesau ressalta que o aumento não significa necessariamente mais ataques, mas sim um maior número de pessoas procurando atendimento e registrando as ocorrências.