SP: Nunes anuncia que vai registrar queixa-crime contra serviço de mototáxi

CNN Brasil


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quarta-feira (22) que vai registrar uma queixa-crime contra a empresa 99. A ação é devido ao descumprimento, por parte da empresa, do decreto municipal que proíbe a oferta do serviço 99Moto.

A afirmação de Nunes aconteceu durante a entrega de mais 4 km da Faixa Azul na Avenida das Nações Unidas. Com o novo trecho, a cidade alcançou 215,2 km de espaço preferencial para motos em 46 vias da capital.

Em coletiva após a cerimônia de entrega, o prefeito da capital destacou o aumento no número de mortes em acidentes com motos em São Paulo, que passou de 403, em 2023, para 483 no ano passado. “Estou indignado de ver uma empresa desse porte, só visando o lucro, essa ganância pelo lucro. Desconsiderando o risco para a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito disse que, apenas em 2025, há 100 pessoas internadas na rede municipal de saúde por conta de acidentes envolvendo motos. Ainda de acordo com ele, outras 47 pessoas aguardam cirurgia por fraturas no corpo.

“A gente tem apresentado dados e falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos e mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade”, disse Nunes.

De acordo com o chefe do executivo da capital paulista, após um prazo de 10 dias para apresentação de recursos por parte da empresa, a prefeitura vai aplicar uma multa de R$ 50 mil por dia.

Em decisão divulgada na terça-feira (21), a Justiça de São Paulo afirmou que a 99 não pode ser multada pela prefeitura da capital com base no decreto do prefeito Ricardo Nunes, assinado em 2023. A prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, informou à CNN que ainda não havia sido intimada da decisão e que analisaria o recurso cabível.

A administração municipal tem travado uma batalha judicial contra a empresa 99 Táxi desde a última semana, quando foi anunciado a volta da operação do 99Moto na capital paulista. Nesta quarta-feira (22) a Uber também informou que vai retomar o serviço Uber Moto em São Paulo.

Uber também retoma serviço

Sobre o anúncio da Uber, Ricardo Nunes afirmou que “vai ser a mesma questão, não vai ter distinção”. Assim como a 99, a Uber disse que a atuação seria, a princípio, fora do chamado “centro expandido” da capital paulista.

Na segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido da 99 para suspender as apreensões de motocicletas realizadas pela prefeitura.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

prefeito vê imagens de unidade lotada e põe medo em servidores

A partir do monitoramento de câmeras de segurança, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL),…

Seu filho curte esporte? UFMT abre 248 vagas para 9 modalidades

Atenção, pais! Na próxima segunda-feira (27), a Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal…

Ao menos 2 estudantes são baleados em escola nos EUA, diz polícia

Ao menos dois alunos ficaram feridos nesta quarta-feira (22) na escola Antioch em Nashville, nos…