A 58ª edição do SPFW (São Paulo Fashion Week) começa nesta segunda-feira (14) e terá uma sul-mato-grossense de coração na passarela. A modelo e atriz da Rede Globo, Dandara Queiroz, que foi criada em Três Lagoas, será uma das modelos que vão brilhar em desfiles fora do “endereço oficial” do evento.
Quem também vai desfilar, só que pela primeira vez nas passarelas, é a influenciadora trans Maya Massafera. O primeiro desfile fora do evento, às 10h (MS), é assinado pelo estilista Alexandre Herchcovitch e será realizado no Complexo Cultural Júlio Prestes.
À tarde, às 14h30 (MS), o Projeto Ponto Firme ocupará o Museu do Ipiranga, que fica no local onde Dom Pedro II proclamou a Independência do Brasil.
Em entrevista ao portal Terra, Dandara, que é descendente da etnia tupi-guarani, falou sobre a ansiedade às vésperas do evento.
[read_more_posts id=” 263217, 486482″]
“Eu, como mulher indígena, desfilando num local ocupado pela colonização portuguesa no Brasil, um marco da tal Independência do Brasil, numa posição de modelo, é uma vitória para meu trabalho como artista. É uma conquista para minha ancestralidade e para as pessoas que se inspiram na minha profissão.”
Dandara Queiroz, atriz e modelo.
Nascida em Araçatuba, interior de São Paulo, e criada em Três Lagoas, atualmente Dandara interpreta Benvinda, uma das agregadas da família Leonel Limoeiro, núcleo central de No Rancho Fundo.
Dandara já desfilou para o Projeto Ponto Firme, criado e dirigido pelo estilista Gustavo Silvestre. O estilista idealizo o Projeto Ponto Firme, em 2015, com detentos egressos do sistema prisional de São Paulo, e depois ampliou o trabalho para pessoas em situações de vulnerabilidade.
No desfile do SPFW, ele trará looks com o chamado “tecido de crochê”, resultado de quase uma década de estudos dessa técnica manual que Silvestre domina e ensina.
Já Maya Massafera deu mais detalhes sobre a sua participação no desfile em entrevista ao portal LeoDias. Conforme a influenciadora, ela vai participar de dois desfiles. O primeiro também será vestindo uma das peças de Gustavo Silvestre.
“Eu fui convidada por várias marcas, e optei por fazer dois: um no primeiro dia de SPFW e outro no dia de encerramento.”
Maya Massafera, influenciadora.
No dia de encerramento, ainda conforme publicação de LeoDias, Maya vestirá as criações de Walério Araújo. Araújo promete levar à passarela peças únicas, que desafiam as convenções tradicionais da moda.