O Primeiro-Ministro britânico Keir Starmer expressou forte apoio à Ucrânia na sexta-feira (13), após sua reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, realizada na Casa Branca.
Falando com repórteres, Starmer enfatizou que o Reino Unido e os Estados Unidos “estão unidos” com a Ucrânia. Ele também destacou que desenvolvimentos significativos nas próximas semanas e meses poderiam impactar tanto o conflito Rússia-Ucrânia quanto a situação no Oriente Médio, especialmente com a proximidade das eleições presidenciais dos EUA em 5 de novembro.
Durante a reunião, Starmer e Biden discutiram os próximos passos para apoiar a Ucrânia, com um foco forte na questão de permitir o uso de mísseis ocidentais para atingir alvos na Rússia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tem implorado aos aliados há meses para que permitam que a Ucrânia use mísseis ocidentais, incluindo ATACMS dos EUA e Storm Shadows britânicos, para atingir alvos profundos na Rússia e limitar a capacidade de Moscovo de lançar ataques.