Para além das belezas naturais, Bonito, localizado no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, segue em destaque como recanto de animais raros e selvagens. Desta vez, o foco ficou para uma sucuri gigante, que surpreendeu o turista australiano Alistair Smith, 31 anos, ao levantar uma grande quantidade de areia no Rio da Prata.
O encontro entre homem e animal ocorreu no dia 6 de outubro e marcou a passagem do fotógrafo amador e apaixonado pela natureza pelo estado. “Foi uma experiência incrível! Percebi que muita areia havia sido mexida e soube imediatamente que algo grande estava ali, provavelmente não um peixe. Então, a anaconda apareceu deslizando pelo fundo do rio antes de parar na posição que você vê no vídeo”, explicou sobre a emoção do momento.
O turista australiano, que tem formação em biologia, segue agora para o Peru, onde realizará pesquisas sobre vida selvagem. Sobre a presença do animal, ele argumentou que no momento do encontro o animal parecia calmo, mas manteve distância segura. Por fim, Smith argumentou que as cobras são “mal compreendidas, o que resulta em mortes desnecessárias dos animais por falta de conhecimento do homem.
-
Apresentador da Globo nada ao lado de sucuri gigante em Bonito; veja
-
Peixe com aparência de cobra, piramboia é melhor amiga de sucuri
-
Rainha das águas, sucuri dá as caras fora de rio e tamanho impressiona
Respeito a natureza
A tenente da PMA (Polícia Militar Ambiental), Eveny Parrela, corroborou o discurso do australiano, ao afirmar que é necessário respeitar o espaço dos animais silvestres, especialmente de grandes espécies como as sucuris.
Conforme orientação, ao se deparar com um animal, é fundamental que o espaço seja respeitado. Por natureza, a sucuri não ataca humanos, a menos que se sinta ameaçada, ou seja, o ideal é evitar movimentos bruscos e essencial manter uma distância segura.
Ainda em orientação ao público,a tenente afirma que não é indicado interagir e ainda mais importante, garantir que, como neste caso a cobra, o animal tenha uma rota de fuga livre.