Suprema Corte da Venezuela tem maioria de votos para o partido de Maduro, diz especialista à CNN


A Suprema Corte da Venezuela, com maioria de votos alinhada ao partido de Nicolás Maduro, está no centro das atenções após as recentes eleições no país.

O professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, levanta questões sobre a imparcialidade do processo de validação das atas eleitorais.

Segundo Trevisan, a composição atual da Suprema Corte venezuelana é resultado de uma crise política ocorrida em 2017, quando houve uma transformação na estrutura do órgão após a oposição conquistar a maioria na Assembleia em 2015.

“A Suprema Corte Venezuelana tem maioria de votos para o partido do Maduro e ele não perde nenhuma lá”, afirma o especialista.

O Conselho Nacional Eleitoral, responsável pela organização das eleições, é apontado como uma instituição ligada ao Executivo, e não ao Judiciário. Essa estrutura levanta dúvidas sobre a independência do órgão fiscalizador do processo eleitoral.

A questão das atas eletrônicas também é um ponto de controvérsia. Apesar dos elogios do presidente Maduro à segurança do sistema de votação eletrônico, há uma pressão crescente pela divulgação das atas.

“As atas são eletrônicas, qualquer um de nós poderia verificar… O próprio presidente Maduro fez diversos elogios ao fato de que a Venezuela tem urnas eletrônicas que são inacessíveis, então tá bom, então divulga as atas”, argumenta Trevisan.

Reações internacionais e possíveis consequências

A situação na Venezuela tem provocado reações internacionais. Os Estados Unidos e a Argentina, sob o governo de Javier Milei, já sinalizaram o reconhecimento da vitória da oposição, representada por Edmundo González. Essa movimentação diplomática pode aumentar a pressão sobre o governo Maduro e potencialmente intensificar a repressão à oposição dentro do país.

O cenário político na Venezuela permanece tenso, com a legitimidade do processo eleitoral sendo questionada tanto internamente quanto pela comunidade internacional. A atuação da Suprema Corte nos próximos dias será crucial para determinar os rumos políticos do país e sua relação com outras nações.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…

Vereador preso pode ter o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Cuiabá optou por dar andamento ao…

Policiais penais são presos por facilitarem saídas de presos na Bahia

Quatro policiais penais foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em Salvador–BA, suspeitos de extorsão,…