Um homem suspeito de crimes de abuso sexual de menores foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (5) pela Polícia Federal de Pernambuco, em Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife.
Ele é alvo da Operação Submission, deflagrada por agentes de Rondônia, que visa coibir crimes de estupro de vulnerável e produção, aquisição, armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
A investigação foi iniciada neste ano, a partir do registro policial feito pelos pais de uma vítima, que mora no interior do estado de Rondônia.
As informações foram recebidas pela Polícia Federal local e, por meio da investigação da polícia judiciária, o homem foi identificado na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram encontrados materiais contendo cenas de abuso infantojuvenil, o que motivou a prisão em flagrante do suspeito pela Polícia Federal. Foram apreendidos ainda equipamentos de informática e celulares que poderiam ter sido utilizados para a prática criminosa.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Vara Única da Comarca de Nova Brasilândia d’Oeste – Rondônia.
Durante a operação, a Polícia Federal reforçou que, conforme recente alteração da Lei n.º 14.811, de 12 de janeiro de 2024, o crime de adquirir, possuir ou armazenar material que contenha cena de sexo envolvendo criança ou adolescente é considerado crime hediondo, ou seja, inafiançável.