Suspeito de agressão homofóbica em boate de Cuiabá é identificado


Foi identificado nesta quarta-feira (15) o responsável pela agressão contra o psicólogo Douglas Amorim, 37 anos, na boate Nuun Garden em Cuiabá nesse sábado (11). Yuri Matheus de Siqueira Matos teria batido no profissional dentro do banheiro da casa noturna. Segundo a vítima, motivado por homofobia.

Yuri teria agredido o psicólogo motivado por homofobia (Foto: Reprodução)

Segundo a vítima, o processo já teria sido encaminhado para o 2º Departamento de Polícia Civil de Mato Grosso.

A reportagem manteve contato com o delegado Flávio Stringuetta, responsável pelo caso, e ele afirmou que Yuri será ouvido nos próximos dias, assim como a vítima. A defesa de Yuri não foi localizada.

Ao Primeira Página, a vítima disse que tem recebido mensagens ameaçadoras pelas redes sociais de pessoas que apoiam a atitude homofóbica do agressor.

“Acho que nunca me senti tão inseguro porque não sei com quem estou lidando. Apesar de eu ser cuiabano, não tenho tanto conhecimento das pessoas e nem com quem elas estão ligadas e por isso me sinto inseguro. Não sei pra onde ir, se minha casa é segura. O que eu tenho é minha voz e minhas redes sociais, e de alguma forma o apoio de amigos e da própria imprensa por ter entendido a violência que eu sofri”.

Yuri Matheus de Siqueira Matos tem 28 anos e já respondeu por racismo em uma confusão ocorrida em 2022 na mesma boate, ocasião em que teria ofendido um bombeiro militar.

Em 2022, uma equipe policial foi acionada para conter uma situação de ameaça envolvendo Yuri, que se encontrava visivelmente alterado. Após ser orientado a se retirar, Yuri passou a proferir ofensas racistas e ameaças contra um bombeiro militar presente no local.

Entre os xingamentos, destacam-se as expressões “O que esse preto tá fazendo aqui?” e “Esse preto vagabundo”. O bombeiro, por sua vez, relatou ter sido ameaçado de morte por Yuri, que afirmou que “Segunda-feira você vai ver…. tá fudido. Quem ri por último ri melhor”.

Diante da gravidade das acusações, Yuri foi detido e levado para a Central de Flagrantes à época.

Agressão contra psicólogo

O psicólogo Douglas Amorim divulgou um vídeo denunciando em suas redes sociais, onde acumula mais de 45 mil seguidores, a agressão que sofreu dentro da boate Nuun Garden na madrugada de sábado (11), em Cuiabá.

O relato gerou centenas de comentários, incluindo da deputada estadual Janaina Riva. Veja o post:

Conforme o boletim de ocorrência feito pelo psicólogo, Yuri estava encarando Douglas, seu marido e um amigo no camarote da casa noturna. Em determinado momento, Douglas diz ter ido ao banheiro, sendo seguido pelo agressor.

O psicólogo conta que o homem chegou a perguntar: “O que você está olhando pra mim?”. Foi quando o profissional afirma ter se irritado : “Você está louco? Olhando o que? Vai se f* seu homofóbico do c*”, e saído do banheiro em seguida.

No vídeo, Douglas relata que passou a perceber que o homem mantinha conversas com dois seguranças da casa noturna, apontando para ele e seus acompanhantes.

WhatsApp Image 2025 01 14 at 18.02.16
Psicólogo Douglas Amorim diz ter sido agredido em boate de Cuiabá

Após um tempo, o psicólogo decidiu ir embora do local, mas antes optou por ir novamente ao banheiro, para depois chamar um carro por aplicativo e ir pra casa.

“Eu estava em pé e senti duas mãos nas minhas costas, na cabeça e nas costas, me empurrando contra o mármore e bati meu rosto. Essa é a última memória. Eu não o vi se aproximar. Bati o rosto e desmaiei (…)”.

Douglas afirmou que foi socorrido pelo marido e pelo amigo até uma unidade de saúde.

O que diz a boate

Por meio de nota, a boate afirma que está apurando o caso. Veja abaixo a nota na íntegra:

Esclarecimentos sobre o ocorrido dentro do estabelecimento Nuun Garden na noite de sábado, dia 11/01/2025.

Informamos que o estabelecimento conta com socorristas e seguranças em seu quadro de funcionários, profissionais capacitados que têm como objetivo resguardar a integridade física dos clientes e garantir a segurança do local.

Além disso, destacamos que os primeiros atendimentos foram realizados no próprio estabelecimento com o auxílio de nossos colaboradores. Também possuímos câmeras de segurança instaladas no local e estamos apurando os fatos para fornecer os devidos esclarecimentos aos envolvidos e às autoridades competentes.

Repudiamos veementemente qualquer ato de violência ou discriminação e nos colocamos à disposição das autoridades para que sejam apuradas as responsabilidades dos envolvidos.

Direção Nuun Garden





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Poda de bambuzal em Barra do Garças gera revolta em população

O corte de um bambuzal onde moravam dezenas de periquitos em Barra do Garças, a…

Prioridade é “aliviar o sofrimento“, diz chefe da ONU sobre cessar-fogo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, saudou o acordo de cessar-fogo…

Vídeo mostra assaltante armado rendendo funcionária em hospital; veja

Um vídeo capturado por câmeras de segurança mostra o momento em que um homem armado…